Adiado o primeiro vestibular da Faculdade de Odontologia, a Fonf

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 30 de janeiro de 2021

Edição de 30 e 31 de janeiro de 1971
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes:

  • Faculdade de Odontologia - Em nota oficial, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Friburgo comunica o adiamento do exame vestibular de ingresso ao primeiro ano do curso de odontologia. O motivo é que devido a aprovação de funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e o consequente envio do processo às autoridades superiores para a competente homologação, o corpo docente da faculdde passou a trabalhar na organização do vestibular, com a abertura de inscrições que ultrapassou a casa dos 70 candidatos. Sabendo-se, de início, que pequenas formalidades junto às autoridades superiores seriam, prontamente, atendidas, foi autorizada a publicação do edital de convocação. Verificou-se que o documento autorizativo do Governo Federal não chegou em tempo hábil, por isso, através do prefeito Amâncio Mário de Azevedo, junto ao dr. Paulo Dutra de Castro, diretor do Ensino Médio e assessor do ministro da Educação, solicitou-se a edição de um decreto presidencial, o que está em vias de concretização. Portanto, o diretor da Faculdade de Odontologia, Miguel Bittencourt, afirmou não haver motivos para desconfiança, já que a faculdade é uma realidade em Nova Friburgo, 
  • Friburgo ganha novo sistema de abastecimento de água - A prefeitura confirmou a inauguração do novo sistema, classificado como a “obra do século” pela sua grandiosidade e utilidade. A inauguração deu-se na Estação Rodoviária, à Rua Alberto Braune, ao lado da prefeitura.
  • Atenção aos telefones e ônibus - É necessário que os responsáveis pelos serviços públicos - água, luz, transportes coletivos etc, mantenham vigília para que os veranistas e turistas que procuram Friburgo, daqui regressem candidatos a voltar todos os anos. Basta o sofrimento pelos enervantes problemas dos telefones e ônibus intermunicipais.
  • Governo estadual de Geremias Fontes inaugura novas obras - Solenidades especiais assinalarão, neste 1° de fevereiro, mais um aniversário do Governo estadual de Geremias de Mattos Fontes. Várias obras públicas serão inauguradas. 
  • Preparando o Carnaval 71 - Os três maiores clubes recreativos na nossa cidade – Country, Xadrez e Sociedade Friburguense – estão programando um sem número de atrações para o carnaval, que será o mais animado de todos os tempos, em termos de ornamentação, iluminação e orquestras para os bailes.

Pílulas:

Neste 31 de janeiro de 1971 com programação festiva deveria tomar posse o prefeito eleito, Feliciano Costa, o que não aconteceu por motivo de doença. A partir de então, grandes novidades estarão acontecendo nas searas da administração e da política de Friburgo. O novo titular da prefeitura é um timoneiro experimentado das causas públicas, homem politicamente independente de temperamento vibrante, ações decididas e que detesta que alguém queira teleguiá-lo. Sabemos que ficará por mais uns 15 dias fora do governo.

A extinção do plano de saúde representa algo de impressionante em matéria de decidir errado, de se vilipendiar sobre uma classe — a dos lavradores. A paralisação da assistência médico-hospitalar-odontológica aos indefesos homens que cuidam do amanho da terra, que totalmente desprotegidos estão clamando por providências de quem de direito acauteladoras de um mínimo de garantias para a saúde dos seus familiares, não parece coisa da época que atravessamos.

As obras que o delegado Amil Rechaid vem realizando na delegacia policial, na Vila Amélia, ultrapassam a tudo quanto de mais otimista possa ser pensado. Estão sendo erguidos alojamento para 60 presos, salas para refeições, recreio, gabinetes, secretaria, muros, enfim, uma soma de realizações. Tudo, exclusivamente à custa do próprio delegado, sem que qualquer verba de poderes públicos tenha sido recebida. O que lá está sendo feito é a humanização de uma prisão, até agora, imprópria, infecta, de envergonhar a todos, inclusive aos magistrados que tenham de mandar presos para aquilo que vem sendo apelidado de cadeia. Bravíssimo, Dr. Amil Rechaid!

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Maria de Lourdes Cordeiro (30); Chamberlain Noé, Luiz Pinel Neto e Jair Folly (31); Roberto Rangel Ventura, Almir Ventura, Leonor Laginestra Quintaes, Hélio Freitas Madureira e Celina Spinelli Carvalho (1º de fevereiro); Celcyo Folly (2); Rosaly Azevedo (3); Jader Lugon, José Ventura, Cesar de Souza e Nair Figueiredo Bizzotto (4); Vitória Spinelli e Adriana Ferreira (5); Helio Tavares e Bernardo Nunes Pinto (6); Ivone Braune Yaggi (7). 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.