Repúdio

A Voz dos Leitores

A Voz dos Leitores

A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br

terça-feira, 23 de julho de 2024

“Caro Ediwar Ismério. Em repúdio a nota assinada por você em nome do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Centro-Norte Fluminense), publicada em A VOZ DA SERRA, na edição do último fim de semana, afirmo que seus argumentos estão completamente fora da realidade. Em nenhum momento o manifesto publicado por engenheiros e arquitetos no último dia 13, neste jornal, por um grupo insatisfeito com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Friburgo (Semmadus), atacou os funcionários, mas sim os lentos e burocráticos processos que por lá tramitam e que estão muito distantes da indústria 4.0 a que se refere. 

Com a sua publicação parece que estamos na Suíça onde tudo funciona. A cidade caminha para um futuro sombrio. O espraiamento brutal autorizado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) aumentando a antropização à revelia da Semmadus é absurdo. Não temos calçadas caminháveis. A mobilidade é zero. A informalidade cresce cada vez mais na nossa área. Os profissionais que impulsionam a indústria da construção civil são relegados a este tipo de avaliação pelo órgão que é da indústria da construção e não somente dos empresários da construção.

Estes abnegados profissionais não têm a menor influência nos gabinetes e precisam e exigem que os processos funcionem na prática.

Onde está o urbanismo nesta cidade? Eis uma pergunta a se fazer.

Eu desafio que convoque este grupo, que se auto denominou de "Conexões Urbanas" para um debate e convidem todos os insatisfeitos. Um dia talvez, chegaremos mais perto dos melhores processos, talvez quando vocês entenderem que a cidade está acima de todos nós, e os interesses têm que ser comuns, e devem estar acima dos pessoais. Esclareço que estamos  todos do grupo dispostos ao diálogo aberto e transparente.”

Ivson Macedo (*)

(*) É engenheiro civil e ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Fazenda, entre 2009 e 2010 e 2013 a 2016. Foi o coordenador do Projeto Gides, e da revisão do Plano Diretor que já contemplava ações de adaptação às mudanças climáticas. Criou as gerências de Geomática, de Geotecnia e de Hidrologia na Subsecretaria de Análise Técnica da Semmadus. Possui expertise em geotecnia, reforço de fundações em prédios instáveis e recuperação estrutural com fibras de carbono. Possui vários cursos de especialização na área geotécnica, tendo atuado nesta área em grande parte do Brasil.

 

Publicidade
TAGS:

A Voz dos Leitores

A Voz dos Leitores

A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.