Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

20/08/2019

Caros amigos, tradicionalmente o mês de agosto é dedicado à reflexão sobre as vocações específicas na comunidade dos discípulos de Jesus. Sabemos que “não falta dom algum aos que esperam a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1, 7), porém cada indivíduo “manifesta dons diferentes, segundo a graça que lhes foi dada” (Rm 12, 6).

Esta graça única e intransferível é a vocação, chamado de Deus ao homem, para que este participe de seu projeto salvador. Assim, podemos dizer que a maturidade cristã de uma comunidade se mede também pelas vocações bem vividas que possui.

Leia mais
13/08/2019

Caros amigos, nas últimas reflexões temos falado sobre a importância da instituição familiar para a edificação da vida social. A família é uma verdadeira escola de humanidade e de valores perenes, meio que torna possível o homem nascer com dignidade, crescer e desenvolver-se de maneira integral. Fundada no matrimônio indissolúvel, expressa em seu seio a dimensão relacional própria da natureza humana (cf. Papa Bento XVI, jan. 2010).

Leia mais
06/08/2019

Caros amigos, a família é uma realidade maravilhosa, obra das mãos de Deus que, formada por Seus filhos e filhas, traz em si os perfis da Trindade Santa. Porém, esta obra não nasce pronta, mas está em constante aperfeiçoamento.

O Santo Padre apresenta como intenção para este mês de agosto a oração pelas famílias, a fim de que sejam o melhor legado possível que homens e mulheres deixam para o mundo e o futuro. E lembrou que as famílias são verdadeiras escolas do amanhã.

Leia mais
30/07/2019

Caros amigos, no último dia 26 celebramos São Joaquim e Sant’Ana, os avós de Jesus. É verdade que não conhecemos muito de sua história, o pouco que chegou até nós veio por meio de um texto não canônico, o Protoevangelho de Tiago, um evangelho apócrifo (um dos livros que não foram incorporados à Bíblia). Por este testemunho e pelo que nos disseram os santos padres, sabemos que o casal, Ana e Joaquim, obedientes aos desígnios divinos e com renovada esperança viram nascer de sua esterilidade a flor mais bela da estirpe de Davi, Maria Santíssima.

Leia mais
23/07/2019

Caros amigos, pensemos por um momento sobre a missão da Igreja. Nosso Senhor quis, indubitavelmente, fundar a Igreja, conforme ele mesmo disse: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 15, 16); e, como ensina o Concílio Vaticano II: “o Senhor Jesus iniciou a Igreja pregando a Boa Nova, isto é, o advento do reino de Deus prometido nas escrituras há séculos: ‘Porque completou-se o tempo, e o reino de Deus está próximo’ (Mc 1, 15; cfr. Mt 4, 17)” (LG 5).

Leia mais
16/07/2019

Caros amigos, na semana passada refletimos sobre a importância de se romper com o pensamento individualista para que surja uma sociedade mais solidária e fraterna. Para isto, se faz necessário vencer a desordem generalizada que se propaga pela difusão de uma cultura distante e hostil à tradição cristã e que distancia as pessoas.

Leia mais
09/07/2019

Caros amigos, somos impelidos pela mensagem cristã a nos reconhecermos como irmãos, herdeiros da promessa (cf. Gl 4,28). Contudo, não se pode negar que a humanidade é muitas vezes afastada do bem ou impelida ao mal pelas condições em que vive. Marcado pelo pecado, o homem descobre em si germes de insociabilidade, de fechamento individualista e de opressão do outro (cf. Gaudium et Spes, 25).

Leia mais
02/07/2019

Caros amigos, vivemos em uma sociedade extremamente seduzida pelo relativismo subjetivo, onde cresce a ausência de estabilidade e inconsistências. A busca desenfreada pelo novo, pelo diferente, faz produzir relações superficiais, alimentando a cultura do descarte.

Leia mais
25/06/2019

Caros amigos, nosso olhar hoje se detém num problema constante e crescente que atualmente grande parte da humanidade está vivendo de uma maneira direta ou indireta: a violência. Diante desta terrível realidade, somos chamados a nos colocar na contramão do pensamento moderno e romper com o ciclo vicioso do mal. Infelizmente, ainda é muito presente em nosso meio o adágio “mal com mal se paga”. Viver segundo este diapasão só faz aumentar a violência e a guerra.

Leia mais
18/06/2019

Caros amigos, no último domingo, 16, celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade, dia em que a Igreja conduz seus filhos ao reconhecimento de que Deus é comunhão de amor. Por isso, não é indiferente e nem se faz distante dos sofrimentos e angústias da humanidade.

Leia mais