Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

17/07/2018

Caros amigos, continuamos nossa reflexão sobre o tema santidade, motivados pela exortação apostólica Gaudete et exultate. O chamado à santidade é um ato livre e amoroso de Deus à toda humanidade. Cabe ao homem, no uso pleno de sua liberdade e auxiliado pela graça divina, responder a este projeto de felicidade. Como filhos, somos chamados a moldar a vida segundo o exemplo e palavras do próprio Deus feito homem, e não mais pelos desejos da carne e pelas paixões do mundo.

Leia mais
10/07/2018

Caros amigos, a cada dia o chamado a uma vida santa se renova. O caminho de santidade pode e deve ser percorrido por todos, independentemente de condição e estado. Ser santo é, em primeiro lugar, imitar o exemplo de Cristo e cumprir seus ensinamentos buscando viver a vida verdadeira, a felicidade para qual fomos criados em comunhão com os irmãos (cf. Gaudete et exultate, 1).

Leia mais
03/07/2018

Caros amigos, a pouco tempo dedicamos uma reflexão sobre a responsabilidade em comunicar a verdade nas redes sociais. Hoje, voltamos a falar de comunicação, mas em um sentido um pouco mais amplo.

O Papa Francisco na mensagem para 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais afirmou que uma boa comunicação é essencial para comunhão. Neste sentido, comunicar é muito mais que compor frases e palavras e compartilhá-las nas redes. É forjar a própria identidade e pôr-se em relação com o outro e com o mundo.

Leia mais
26/06/2018

Caros amigos, o “Ano do laicato” celebrado pela Igreja no Brasil é um apelo aos cristãos leigos e leigas que receberam, pelos sacramentos da iniciação cristã, a missão de ser sal da terra e luz do mundo na Igreja e na sociedade.

O Concílio Vaticano II na Constituição Dogmática Lumen Gentium ressalta que a índole secular é própria e peculiar dos leigos, que por vocação devem procurar o reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as na perspectiva evangélica.

Leia mais
19/06/2018

Caros amigos, a dimensão social inerente à natureza humana (cf. Gaudium et spes, 12) influi diretamente na realização de um mundo mais humano e fraterno. O homem realiza mais plenamente sua vocação e missão unido aos demais, e, por ser dotado de sociabilidade, suas ações individuais têm reflexo na vida da comunidade.

Leia mais
12/06/2018

Caros amigos, a era atual é marcada por inúmeros avanços tecnológicos, principalmente no campo da comunicação social. O advento da informática estreitou as distâncias entre os homens, o que passou a exigir um novo ordenamento do tempo, a fim de entender, avaliar e responder em instantes cada vez mais rápidos a enxurrada de informações recebidas todos os dias.

Leia mais
05/06/2018

Caros amigos, a doutrina católica ensina que a eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristã (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1324). Os fiéis, pela participação no sacrifício eucarístico, unem-se a Cristo-cabeça em louvor e ação de graças ao Pai por todas as maravilhas realizadas em favor dos homens e, alimentados pelo corpo de Cristo, manifestam visivelmente a unidade do povo de Deus (cf. Lumen gentium, 11; Mediator dei,64-65).

Leia mais
29/05/2018

Caros amigos, o conteúdo da fé cristã não é algo alheio à vida do homem. Deus, em sua infinita bondade, ao revelar-se a si mesmo e manifestar os desígnios de sua vontade aos homens (cf. Ef 1,9), esclarece verdadeiramente o mistério do homem revelando sua vocação sublime de participação no Mistério Trinitário (cf. Gaudium et spes, 22, Dei verbum, 2).

Leia mais
22/05/2018

Caros amigos, na reflexão desta semana faremos memória às palavras proferidas na homilia da santa missa do último domingo, 20, para juntos agradecermos a Deus pelo bicentenário de fundação da cidade de Nova Friburgo. Um momento de júbilo e fraternidade.

Leia mais
15/05/2018

Caros amigos, nesta semana celebraremos o bicentenário da cidade de Nova Friburgo. Quis a divina providência que as comemorações acontecessem na semana em preparação para o Pentecostes, a grande festa do Espírito Santo, aquele que tem a missão de ensinar todas as coisas e recordar tudo o que foi dito da parte do Pai (cf. Jo 14,26).

É o Espírito do Senhor que enriquece e faz frutificar toda ação humana, inclusive a de celebrar. Ele nos faz olhar para o que passou e ver que, tanto nos momentos felizes quanto nos tristes, Deus se faz presente com seu amor e misericórdia.

Leia mais