Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

11/12/2018

Caros amigos, aproxima-se a grande festa do nascimento de Jesus, o verbo divino feito carne. A Igreja, mãe e mestra, ciente da magnitude desta solenidade, na qual se celebra o encontro de Deus com a humanidade, tendo como principal fruto a redenção de toda a criação, convida seus filhos para, com responsabilidade e dedicação, preparem-se para acolher, na frágil criança deitada na manjedoura, a salvação de todo gênero humano.

Leia mais
04/12/2018

Caros amigos, no próximo sábado, 8, celebramos a grande solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira de nossa querida Diocese de Nova Friburgo. O dogma da Imaculada Conceição, promulgado aos oito dias do mês de dezembro de 1954, afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original.

Leia mais
27/11/2018

Caros amigos, no último domingo, 25, na solenidade de Cristo Rei do Universo, a Igreja no Brasil celebrou o Dia dos Leigos e leigas, dia em que também foi encerrado o Ano do Laicato. Durante este ano celebrativo, as paróquias e comunidades de fé dedicaram-se à reflexão do tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, iluminado pelo lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

Leia mais
20/11/2018

Caros amigos, no último domingo, 18, celebramos o II Dia Mundial do Pobre, uma ação da Igreja em favor dos que, desprovidos de condições necessárias para uma vida realmente humana, têm sua dignidade ferida. A Igreja, sempre atenta aos rumos da vida humana na sociedade, convida seus filhos a saírem de si, olharem ao redor e contemplarem a figura de Cristo em todos os irmãos, principalmente nos que sofrem e são marginalizados.

Leia mais
13/11/2018

Caros amigos, neste mês de novembro comemoramos o décimo aniversário do acordo firmado entre o governo do Brasil e a Santa Sé, um instrumento jurídico que tem a finalidade de prevenir e apaziguar possíveis conflitos entre a Igreja e a comunidade política.

Leia mais
06/11/2018

Caros amigos, no último dia 28 de outubro o Papa Francisco, encerrou na Basílica de São Pedro o Sínodo dos Jovens. A assembleia, que se dedicou à reflexão sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, contou com a participação de bispos e jovens de todo o mundo.

Leia mais
30/10/2018

Caros amigos, na próxima quinta-feira,

A doutrina católica afirma que este desejo de felicidade, alimentado pela virtude da esperança, encontra sua plena realização no cumprimento das promessas de Cristo de um novo céu e uma nova terra.

Em contrapartida, o pensamento marxista, manifesto pelo ateísmo atual, sustenta que a esperança cristã afasta o homem da realidade e da construção de um mundo melhor, já que estimula a expectativa quimérica de uma vida futura.

Leia mais
16/10/2018

Caros amigos, o resultado das eleições no primeiro turno, dentre muitas coisas, evidenciou o grande poder de influência das redes sociais. Elas mudaram a forma tradicional de fazer política, principalmente pela agilidade na transmissão de informações.

Infelizmente no universo da comunicação digital, o controle sobre o que é falso e verdadeiro é quase nulo. Muitas notícias são compartilhadas sem a mínima preocupação com a integridade da sua origem. Neste turbilhão de informações, cabe ao cidadão ponderar o que lê e filtrar o que compartilha.

Leia mais
09/10/2018

Caros amigos, no próximo dia 15 comemoramos o dia dos professores. Neste ensejo, cabe-nos refletir sobre as preocupações e esperanças destes profissionais ao enfrentarem o desafio, pessoal e social, da educação. Recentemente, circulou na grande mídia mais um relato de agressão a um professor em sala de aula. Este fato é uma evidência de que o ambiente escolar tem se tornado cada vez mais hostil. Conforme dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a cada três dias, um professor é ameaçado dentro de escolas no estado do Rio (cf. O Globo, 15 jul. 2018).

Leia mais
02/10/2018

Caros amigos, no próximo domingo, 7, somos chamados a exercer livre e responsavelmente o nosso papel cívico. Pelo poder do voto, elegeremos o novo presidente da República, além de governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A utilização das urnas eletrônicas “pretende” prover a segurança em todo o processo eleitoral, garantindo o sigilo do voto, a imparcialidade e agilidade na apuração dos resultados.

Leia mais