Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

14/08/2018

Caros amigos, Deus em sua obra criadora dá o ser e a vida a tudo o que existe; forma o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, fazendo-os sinais visíveis e instrumentos eficazes de sua gratuidade e liberdade.

Leia mais
07/08/2018

Caros amigos, a vida humana é constituída de um valor sagrado e inviolável, deve ser protegida desde sua concepção até o seu ocaso. Neste contexto, repudiamos com veemência a “descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação”, discutida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442.

Nosso repúdio visa defender os mais inocentes que já foram ou serão concebidos, para que tenham direito a uma existência humana digna, como seres únicos e irrepetíveis, diferentes de seus pais.

Leia mais
31/07/2018

Caros amigos, nos aproximamos do mês de agosto, período que tradicionalmente a Igreja do Brasil dedica-se à oração e à reflexão sobre o tema das vocações. Em nossas últimas reflexões falamos da vocação à santidade, que todos nós recebemos por graça e vontade de Deus. Este chamado universal à uma vida santa, na participação da natureza divina, nos impulsiona à uma resposta específica, diante das nossas liberdades individuais.

Leia mais
24/07/2018

Caros amigos, vivemos tempos de exageros. Enquanto alguns arrastam-se pela terra de seus problemas, outros velejam nas ondas da sua própria imaginação autossuficiente.

No campo das emoções, é comum percebermos pessoas que oscilam extremos da alegria à tristeza. A depressão, chamada a doença do século, acabrunha muitos de nossos irmãos, apesar de se multiplicarem nas redes sociais os sorrisos fotográficos. A euforia irresponsável, que apesar de condenar toda reflexão ética da preocupação com o outro, justifica-se na defesa de uma política social justa.

Leia mais
17/07/2018

Caros amigos, continuamos nossa reflexão sobre o tema da santidade,
motivados pela Exortação Apostólica Gaudete et exsultate. O chamado à
santidade é um ato livre e amoroso de Deus à toda humanidade. Cabe ao
homem, no uso pleno de sua liberdade e auxiliado pela graça divina, responder
a este projeto de felicidade. Como filhos, somos chamados a moldar a vida
segundo o exemplo e as palavras do próprio Deus feito homem, e não mais
pelos desejos da carne e pelas paixões do mundo.

Leia mais
10/07/2018

Caros amigos, a cada dia o chamado a uma vida santa se renova. O caminho de santidade pode e deve ser percorrido por todos, independentemente de condição e estado. Ser santo é, em primeiro lugar, imitar o exemplo de Cristo e cumprir seus ensinamentos buscando viver a vida verdadeira, a felicidade para qual fomos criados em comunhão com os irmãos (cf. Gaudete et exultate, 1).

Leia mais
03/07/2018

Caros amigos, a pouco tempo dedicamos uma reflexão sobre a responsabilidade em comunicar a verdade nas redes sociais. Hoje, voltamos a falar de comunicação, mas em um sentido um pouco mais amplo.

O Papa Francisco na mensagem para 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais afirmou que uma boa comunicação é essencial para comunhão. Neste sentido, comunicar é muito mais que compor frases e palavras e compartilhá-las nas redes. É forjar a própria identidade e pôr-se em relação com o outro e com o mundo.

Leia mais
26/06/2018

Caros amigos, o “Ano do laicato” celebrado pela Igreja no Brasil é um apelo aos cristãos leigos e leigas que receberam, pelos sacramentos da iniciação cristã, a missão de ser sal da terra e luz do mundo na Igreja e na sociedade.

O Concílio Vaticano II na Constituição Dogmática Lumen Gentium ressalta que a índole secular é própria e peculiar dos leigos, que por vocação devem procurar o reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as na perspectiva evangélica.

Leia mais
19/06/2018

Caros amigos, a dimensão social inerente à natureza humana (cf. Gaudium et spes, 12) influi diretamente na realização de um mundo mais humano e fraterno. O homem realiza mais plenamente sua vocação e missão unido aos demais, e, por ser dotado de sociabilidade, suas ações individuais têm reflexo na vida da comunidade.

Leia mais
12/06/2018

Caros amigos, a era atual é marcada por inúmeros avanços tecnológicos, principalmente no campo da comunicação social. O advento da informática estreitou as distâncias entre os homens, o que passou a exigir um novo ordenamento do tempo, a fim de entender, avaliar e responder em instantes cada vez mais rápidos a enxurrada de informações recebidas todos os dias.

Leia mais