Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

10/12/2019

Caros amigos, no último domingo, 8, celebramos a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Mãe de Deus, ocasião em que nossa Igreja Diocesana se uniu em ação de graças pelos 150 anos da inauguração da Igreja Matriz, hoje, Catedral de São João Batista.

Leia mais
03/12/2019

Caros amigos, no último domingo, 1º, iniciamos um novo tempo litúrgico: o advento. Um período que a Igreja busca, de modo particular, meditar o mistério do Natal de Jesus.

São Carlos Borromeu, ao falar sobre este tempo tão importante e solene, lembra que “a Igreja deseja ardentemente fazer-nos compreender que o Cristo, assim como veio uma só vez a este mundo, revestido da nossa carne, também está disposto a vir de novo, a qualquer momento, para habitar espiritualmente em nossos corações com a profusão de suas graças, se não opusermos resistência”.

Leia mais
26/11/2019

Caros amigos, para cooperar na salvação da humanidade, Deus sempre escolheu homens para serem os guias de seu povo. Não somente com aquela liderança visível, que é própria da hierarquia, mas também por leigos e leigas que por caminhos discretos passam desapercebidos por muitos, mas deixam uma profunda marca na comunidade.

Seja no exercício da vida pública e social, seja na intimidade do lar, ou no cumprimento da vocação religiosa, somos chamados a sermos discípulos de Jesus, e como André (cf. Jo 1, 39-42) e tantos outros que conduzem nossos irmãos e irmãs a encontro do mestre.

Leia mais
19/11/2019

Caros amigos, no último fim de semana a Igreja celebrou o Dia Mundial do Pobre, uma oportunidade de, com mais atenção e caridade, refletir e buscar soluções para a cruel ferida causada no coração de muitos de nossos irmãos pela falta de dignidade, fruto da ganância e da injustiça.

Solidária com os sofrimentos e com a precariedade da vida de seus filhos, a Igreja reconhece que a falta de esperança é um sentimento comum no coração dos que são privados das condições mínimas para uma vida digna e feliz.

Leia mais
12/11/2019

Caros amigos, sofremos a instabilidade de uma época de grandes e aceleradas mudanças culturais. Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco, aludindo aos desafios enfrentados pela Igreja na evangelização, chama atenção para a crise gerada por uma indiferença relativista.

O sumo pontífice alerta que “na cultura dominante, ocupa o primeiro lugar aquilo que é exterior, imediato, visível, rápido, superficial, provisório. O real cede o lugar à aparência” (Evangelii Gaudium, 62).

Leia mais
05/11/2019

Caros amigos, no último fim de semana celebramos duas importantes datas profundamente enraizadas na cultura brasileira: a “Solenidade de Todos os Santos” e a “Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos”, esta última mais conhecida como “Dia de Finados”. Estas celebrações encontram fundamento e adquirem maior compreensão sob a luz do mistério pascal de Cristo, que com sua morte e ressurreição aniquilou a inimizade e reuniu toda a humanidade num só corpo (cf. Ef 2,16).

Leia mais
29/10/2019

Caros amigos, no encerramento deste mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco, somos chamados a assumir com seriedade e ardor missionário o nosso batismo. O lema escolhido para este ano – “Batizados e enviados” – chama nossa atenção para a íntima relação que há entre o nosso batismo e a propagação do reino de Deus. O testemunho de tantos homens e mulheres que, na doação da própria vida, fazem o Evangelho chegar a todos os recantos deste mundo marcado pelo pecado e nos convida a assumirmos nosso lugar na atividade evangelizadora da Igreja.

Leia mais
22/10/2019

Caros amigos, vivemos um contexto em que o modo comum de pensar diminui, ou mesmo condena, toda e qualquer instituição que zela pelo bem e pela verdade. Por isso, é tão comum perceber discursos e comportamentos que tentam denegrir a importância da fé para a construção de um mundo mais justo e fraterno.

Um olhar atento à eclesiologia nos faz compreender que vivemos um tempo novo dentro da história da salvação. O tempo da Igreja é o tempo do Espírito Santo. Pois nele vislumbramos o plano de Deus para a humanidade e uma profunda coerência com toda a história da salvação.

Leia mais
15/10/2019

A fé encarnada

Caros amigos, repetidas vezes ouvimos dizer que o homem é um ser social. Esta teoria é sustentada pelo grande filósofo Aristóteles, que em suas reflexões afirma ser a união entre os seres humanos natural, pois o homem é um ser naturalmente frágil que necessita de coisas e de outras pessoas para alcançar a sua plenitude.

Leia mais
08/10/2019

Caros amigos, em nossa última reflexão lembramos o convite do Papa Francisco a toda Igreja para despertar a consciência da missão além-fronteiras e retomar com novo impulso a transformação da vida e da pastoral.

O convite a missionaridade não é uma novidade de nosso tempo. Desde o chamado que Jesus faz a seus discípulos, é marcadamente claro o envio de cada um aonde o próprio Cristo deveria estar. “E mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir” (Lc 10,1).

Leia mais