Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

15/10/2019

A fé encarnada

Caros amigos, repetidas vezes ouvimos dizer que o homem é um ser social. Esta teoria é sustentada pelo grande filósofo Aristóteles, que em suas reflexões afirma ser a união entre os seres humanos natural, pois o homem é um ser naturalmente frágil que necessita de coisas e de outras pessoas para alcançar a sua plenitude.

Leia mais
08/10/2019

Caros amigos, em nossa última reflexão lembramos o convite do Papa Francisco a toda Igreja para despertar a consciência da missão além-fronteiras e retomar com novo impulso a transformação da vida e da pastoral.

O convite a missionaridade não é uma novidade de nosso tempo. Desde o chamado que Jesus faz a seus discípulos, é marcadamente claro o envio de cada um aonde o próprio Cristo deveria estar. “E mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir” (Lc 10,1).

Leia mais
01/10/2019

Caros amigos, abrindo o mês de outubro, tradicionalmente um tempo em que a Igreja dedica especial atenção ao tema da missão, lembramos as palavras do Papa Francisco durante o Dia Mundial das Missões no ano passado, ao anunciar sua intenção de proclamar um mês missionário extraordinário: “Exorto todos a viver o júbilo da missão dando testemunho do Evangelho nos ambientes onde cada qual vive e trabalha”.

Leia mais
24/09/2019

Caros amigos, em tempos que a comunicação adquire grande poder de persuasão, seja pela velocidade em propagar informações, seja pela liberdade conquistada por todos em manifestar suas opiniões, a defesa da verdade deve ser um imperativo assumido por todo homem de bem.

É comum notar que muitas informações que nos chegam através da grande mídia passam a falsa impressão de imparcialidade, porém é visível uma articulada orquestração que transmite ao grande público somente as informações filtradas por uma fina malha de interesses.

Leia mais
17/09/2019

Caros amigos, em meio a tendências racionalistas e secularistas da sociedade contemporânea, fomenta-se fortemente o questionamento sobre a santidade da Igreja. Discurso construído sobre o contratestemunho dado por alguns de nossos irmãos que mancham a imagem da comunidade cristã.

Este modo de pensar pode ser percebido na grande mídia e, lamentavelmente, até mesmo em alguns setores de dentro mesmo da Igreja. São muitas as vozes que pregam uma “Igreja pecadora”. Fato que contradiz as conhecidas quatro notas da Igreja que são: Una, Santa, Católica e Apostólica.

Leia mais
10/09/2019

Caros amigos, em nossa Profissão de Fé dizemos: “Creio na Igreja, una…”, ou seja, professamos que a Igreja é única e que é em si mesma unidade. Ao mesmo tempo, ao olharmos para a universalidade da Igreja Católica no mundo, descobriremos que ela abrange todos os continentes: muitos povos, línguas e culturas.

Leia mais
03/09/2019

Caros amigos, o mês de setembro tradicionalmente é um tempo referencial para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus. As sagradas escrituras sempre estiveram muito presentes na vida do povo de Deus. Mas, após o Concílio Vaticano II, a bíblia passou a ocupar um espaço privilegiado na vida cotidiana dos cristãos, passou a ser mais lida na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão e em tantas outras reuniões, que se tornaram lugar oportuno para ouvir a voz de Deus.

Leia mais
27/08/2019

Caros amigos, contemplando o relato da criação, percebemos o grande amor de Deus para conosco. Diz a Sagrada Escritura, que Deus ao criar o homem o fez “à sua imagem e semelhança” (Gn 1,26).

Leia mais
20/08/2019

Caros amigos, tradicionalmente o mês de agosto é dedicado à reflexão sobre as vocações específicas na comunidade dos discípulos de Jesus. Sabemos que “não falta dom algum aos que esperam a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1, 7), porém cada indivíduo “manifesta dons diferentes, segundo a graça que lhes foi dada” (Rm 12, 6).

Esta graça única e intransferível é a vocação, chamado de Deus ao homem, para que este participe de seu projeto salvador. Assim, podemos dizer que a maturidade cristã de uma comunidade se mede também pelas vocações bem vividas que possui.

Leia mais
13/08/2019

Caros amigos, nas últimas reflexões temos falado sobre a importância da instituição familiar para a edificação da vida social. A família é uma verdadeira escola de humanidade e de valores perenes, meio que torna possível o homem nascer com dignidade, crescer e desenvolver-se de maneira integral. Fundada no matrimônio indissolúvel, expressa em seu seio a dimensão relacional própria da natureza humana (cf. Papa Bento XVI, jan. 2010).

Leia mais