Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

12/02/2019

Caros amigos, acompanhamos com pesar o terrível acontecimento na cidade mineira de Brumadinho, ocorrido no final de janeiro. As cenas de horror fazem ecoar em nossa memória outras tantas que nossos irmãos sofreram, e sofrem, por consequência da exploração ambiental desregrada e irresponsável, extraindo da terra suas riquezas esquecendo-se do verdadeiro tesouro: a criação.

Leia mais
05/02/2019

Caros amigos, aproxima-se a volta às aulas. Neste contexto, é necessário refletirmos sobre a importância da educação para a formação pessoal e coletiva de nossos jovens e crianças.

Leia mais
29/01/2019

Caros amigos, diante do dinamismo de informações e da influência exercida pelas grandes mídias na cultura e comportamento humano, se faz necessário um cuidado atento às desconstruções de conceitos fundamentais para o homem e para a sociedade.

O desinteresse pelo o que é verdadeiro chega ao limite do tolerável. O pensamento pós-moderno, inspirado pela dúvida cartesiana, questiona toda e qualquer verdade absoluta, fazendo que a humanidade viva como se não houvesse mais o certo e o errado.

Leia mais
22/01/2019

Caros amigos, acompanhamos nos últimos dias discussões acirradas quanto às possíveis soluções para o crescente índice de violência no país. Estas opiniões tão diversas e por vezes tão apaixonadas acabam por ter como efeito a divisão da nação.

Diante disto é preciso, iluminados pela santa Doutrina, refletir e decidir por atitudes que façam prevalecer sempre a unidade, o bem comum e a dignidade humana.

Leia mais
15/01/2019

Caros amigos, neste último domingo, com a Solenidade do Batismo do Senhor, encerrou-se o tempo litúrgico do Natal. Durante estas semanas fomos convidados a meditar as grandes manifestações de um Deus que se faz próximo de nós.

Na grande epifania do Natal, a Mãe apresenta seu Filho aos pastores, revelando a sua natureza humana. Ao se fazer homem, o divino se faz próximo, recolhendo em sua própria carne as angústias e os sofrimentos da humanidade.

Leia mais
08/01/2019

Caros amigos, o início de um novo ano traz sempre a renovação dos sonhos e a esperança em um mundo melhor. Estes sentimentos, quando iluminados pela Boa Nova trazida pelo nascimento do menino Deus em meio a nós, ultrapassam os limites do desejo e adquirem concretude.

Ao assumir nossa natureza humana, Cristo renova todas as coisas e abre-nos as portas da salvação, tornando palpável o objeto da espera do povo de Israel: a vida nova, livre das amarras do pecado.

Leia mais
18/12/2018

Caros amigos, o Advento é marcado pela esperança, virtude motivadora de toda boa ação e purificadora das intenções. Neste tempo, somos chamados a preparar a chegada do Príncipe da Paz (cf. Is 9,6) purificando nossos corações de todo ódio, sentimento de vingança e divisão, para que a esperança num mundo de paz e verdade, onde todos vivam como irmãos não se apague.

Leia mais
11/12/2018

Caros amigos, aproxima-se a grande festa do nascimento de Jesus, o verbo divino feito carne. A Igreja, mãe e mestra, ciente da magnitude desta solenidade, na qual se celebra o encontro de Deus com a humanidade, tendo como principal fruto a redenção de toda a criação, convida seus filhos para, com responsabilidade e dedicação, preparem-se para acolher, na frágil criança deitada na manjedoura, a salvação de todo gênero humano.

Leia mais
04/12/2018

Caros amigos, no próximo sábado, 8, celebramos a grande solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira de nossa querida Diocese de Nova Friburgo. O dogma da Imaculada Conceição, promulgado aos oito dias do mês de dezembro de 1954, afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original.

Leia mais
27/11/2018

Caros amigos, no último domingo, 25, na solenidade de Cristo Rei do Universo, a Igreja no Brasil celebrou o Dia dos Leigos e leigas, dia em que também foi encerrado o Ano do Laicato. Durante este ano celebrativo, as paróquias e comunidades de fé dedicaram-se à reflexão do tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, iluminado pelo lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

Leia mais