Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

12/12/2017

Caros amigos, hoje, 12, celebramos Nossa Senhora de Guadalupe, que apareceu ao índio São Juan Diego, em 1531, no México. Nesta ocasião, quero fazer memória de nosso predecessor, recentemente adormecido no Senhor, Dom Rafael Llano Cifuentes, terceiro bispo da Diocese de Nova Friburgo, que tinha grande devoção pela Virgem de Guadalupe, belamente simbolizada em seu brasão episcopal pelo manto azul com doze estrelas douradas.

Leia mais
05/12/2017

Caros amigos, na próxima sexta-feira, 8, a Igreja celebra a Imaculada Conceição, pois “a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original” (Ineffabilis Deus, 41). Ou seja, pelos méritos de seu filho, Maria rompeu os laços do pecado e tornou-se, para todos os viventes, sinal luminoso de esperança e vitória sobre satanás e todo mal.

Leia mais
28/11/2017

Caros amigos, na semana anterior meditamos sobre a vida eterna e percebemos que crer na ressurreição da carne coloca-nos em uma posição de grande responsabilidade ante o mundo em que vivemos. Continuando a reflexão, afirmamos que a crença na vida eterna não nega em hipótese alguma o valor da vida presente, nem se traduz em inatividade perante as injustiças.

Leia mais
21/11/2017

Caros amigos, não faz muito tempo que dedicamos uma reflexão sobre a morte e seu valor para a fé. Neste artigo, voltamos ao tema para entender melhor a relação entre crer na ressurreição de Cristo e nossa vida, que caminha na esperança da vida eterna.

Cremos na vitória de Cristo sobre a morte e que ela foi alcançada para todos nós. Na cruz, Jesus transformou a finitude do ser humano em vida, abrindo-nos as portas da eternidade. Assim, a fé na ressurreição direciona nossa esperança: “Se morremos com Cristo, com ele viveremos” (cfr. 2Tm 2,11).

Leia mais
14/11/2017

Queridos amigos, vivemos em um tempo de grande contradição aos conselhos evangélicos. A todo instante somos agredidos com notícias de corrupção e de abusos na administração pública. O Brasil é um país no qual a pobreza extrema voltou a crescer em contraposição às enormes cifras desviadas pelos esquemas fraudulentos e salários exorbitantes que poucos recebem.

Leia mais
07/11/2017

Caros amigos, iniciamos o mês de novembro, que encontra sua tônica espiritual na solenidade de Todos os Santos e na comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Iluminados pela fé, podemos encontrar nestas cerimônias o sentido pleno da alegria da comunhão dos santos e das lágrimas da saudade.

Leia mais
31/10/2017

Caros amigos, a arte é uma das expressões mais sublimes da cultura humana. Poderíamos dizer, inclusive, que na arte o homem “põe o seu coração”, ou seja, aquilo que pode encontrar de mais belo e verdadeiro no seu interior. Por isso, ela nos emudece por um instante e muda algo dentro de nós, confronta-nos, questiona-nos e fala-nos.

Leia mais
24/10/2017

Caros amigos, refletir sobre o tema da educação é urgente em nossa sociedade, cabe à Igreja, por exigência de sua missão, debruçar-se sobre ele. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou a constitucionalidade do ensino religioso confessional e plural nas escolas, o que gerou muitas controvérsias. Alguns alegam que, além do ensino religioso confessional ferir o princípio de laicidade, inflamaria atos de intolerância.

Leia mais
17/10/2017

Educar juntos

Caros amigos, nossas reflexões lançam um olhar global sobre a participação conjunta da vocação religiosa e leiga na educação. A unidade na diversidade, fator inquestionável na escola, nunca foi empecilho para propagação da boa notícia, pois a própria Igreja sempre foi entendida de modo orgânico (cfr. ICor 12). Entretanto, numa sociedade ao mesmo tempo global e diversificada, local e planetária, que hospeda diversos e contrastantes modos de interpretar o mundo e a vida, reconhecemos que os desafios para uma educação global são maiores.

Leia mais
10/10/2017

Dai-nos a bênção, ó Mãe querida!

Caros amigos, na próxima quinta-feira, 12, celebraremos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul, que nosso povo prontamente nominou de Mãe Aparecida. A solenidade encerrará o importante Ano Mariano que vivemos intensamente em nossa Diocese: milhares de casas, escolas e empresas foram visitadas pela querida imagem da padroeira do Brasil, tão identificada com a história de nossa pátria.

Leia mais