Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

16/10/2018

Caros amigos, o resultado das eleições no primeiro turno, dentre muitas coisas, evidenciou o grande poder de influência das redes sociais. Elas mudaram a forma tradicional de fazer política, principalmente pela agilidade na transmissão de informações.

Infelizmente no universo da comunicação digital, o controle sobre o que é falso e verdadeiro é quase nulo. Muitas notícias são compartilhadas sem a mínima preocupação com a integridade da sua origem. Neste turbilhão de informações, cabe ao cidadão ponderar o que lê e filtrar o que compartilha.

Leia mais
09/10/2018

Caros amigos, no próximo dia 15 comemoramos o dia dos professores. Neste ensejo, cabe-nos refletir sobre as preocupações e esperanças destes profissionais ao enfrentarem o desafio, pessoal e social, da educação. Recentemente, circulou na grande mídia mais um relato de agressão a um professor em sala de aula. Este fato é uma evidência de que o ambiente escolar tem se tornado cada vez mais hostil. Conforme dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a cada três dias, um professor é ameaçado dentro de escolas no estado do Rio (cf. O Globo, 15 jul. 2018).

Leia mais
02/10/2018

Caros amigos, no próximo domingo, 7, somos chamados a exercer livre e responsavelmente o nosso papel cívico. Pelo poder do voto, elegeremos o novo presidente da República, além de governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A utilização das urnas eletrônicas “pretende” prover a segurança em todo o processo eleitoral, garantindo o sigilo do voto, a imparcialidade e agilidade na apuração dos resultados.

Leia mais
25/09/2018

Caros amigos, a palavra de Deus está na base da vida cristã, ela é alimento da alma e fonte perene de vida espiritual (cf. Dei Verbum, 21).  São Paulo na segunda carta a Timóteo destaca o valor das Sagradas Escrituras para o sustento da fé: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16).

Leia mais
18/09/2018

Caros amigos, na semana passada, diante da tragédia do Museu Nacional, refletíamos sobre a importância da preservação dos bens histórico-culturais. A conservação da história, com sua cultura e valores autênticos, é o que garante a construção da identidade de uma nação.

Leia mais
11/09/2018

Caros amigos, entre tantas preocupações da Igreja Católica encontramos o cuidado com os bens culturais que expressam artística e documentalmente os registros da história que nos ajudam a compreender o presente e projetar o futuro.

Leia mais
04/09/2018

Caros amigos, a pastoral da Igreja, neste mês que iniciamos, dedica sua reflexão à Bíblia e propõe inúmeras iniciativas com a finalidade de instruir melhor os fiéis sobre a Palavra de Deus e de motivá-los a uma maior intimidade com os textos sagrados, reconhecendo nas escrituras um lugar de encontro com o Senhor.

Leia mais
28/08/2018

Caros amigos, no último domingo a Igreja no Brasil comemorou o Dia do Catequista. Inserido no contexto do mês vocacional, este dia direciona nossa reflexão para a pessoa do catequista e sua missão evangelizadora no mundo hodierno.

É notável que as estruturas sociais estão em constante mudança. O pluralismo, o subjetivismo e a crescente secularização marcam o desenvolvimento de um pensamento antirreligioso que que dificulta um verdadeiro crescimento na fé.

Leia mais
21/08/2018

Caros amigos, estamos inseridos numa realidade que por diversos modos tenta, como a serpente no Jardim do Paraíso (cf. Gn 3,1-6), corromper nossa fé e esperança, tornando-nos inaptos para a caridade. Submerso no individualismo, no consumismo e na sensualidade, o mundo torna-se doente e necessitado da verdade anunciada pelo testemunho autêntico dos cristãos.

Leia mais
14/08/2018

Caros amigos, Deus em sua obra criadora dá o ser e a vida a tudo o que existe; forma o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, fazendo-os sinais visíveis e instrumentos eficazes de sua gratuidade e liberdade.

Leia mais