Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

16/04/2019

Caros amigos, na semana passada falamos sobre a importância da participação de todos na elaboração de políticas que favoreçam o acesso a uma educação de qualidade. Cientes de que é parte de nossa missão evangelizadora e elemento fundamental para a conquista do bem comum, seguiremos nossa reflexão voltados para as urgências educacionais de nosso tempo. 

Leia mais
09/04/2019

Caros amigos, temos acompanhado a triste realidade da educação em nosso país. Tragédias como o massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano– SP, evidenciam a urgência de reflexão sobre o sistema educacional brasileiro, seu modelo e práticas cotidianas, a fim de se desenvolver novas políticas mais articuladas e eficientes. Os programas e ações educacionais devem prever o acesso à educação para todos, além de melhorar a qualidade do ensino no país.

Leia mais
02/04/2019

Caros amigos, seguindo nossa reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Políticas Públicas” lançamos um olhar sobre a saúde pública, seus desafios e esperanças. É preciso, antes de mais nada, lembrar que políticas públicas devem ser desenvolvidas no campo da saúde para garantir que a atenção se concentre no atendimento às pessoas, não simplesmente tratar doenças ou condições específicas – considerando todos os aspectos da vida e das situações individuais de cada um.

Leia mais
26/03/2019

Caros amigos, o itinerário quaresmal conduz-nos ao encontro com Jesus Cristo, promovendo em nosso interior um processo de autoconhecimento e amadurecimento da fé, que se concretiza na realização das boas obras (cf. Tg 2,26) e no serviço misericordioso aos irmãos e irmãs.

Leia mais
19/03/2019

Caros amigos, continuamos nossa reflexão sobre as tentações de Jesus no deserto. Hoje falaremos sobre a tentação do prazer, que se manifesta na alegria consumista e individualista.

Leia mais
12/03/2019

Caros amigos, na semana passada refletimos sobre a tentação do ‘poder’ que envenena o coração, fazendo-nos indivíduos fechados ao próximo e às suas necessidades. Outra tentação muito recorrente em nossos dias é a do ter. Quando o amor às coisas materiais ultrapassa, ou até mesmo anula, a responsabilidade pelo bem comum, a consequência imediata é o desrespeito à dignidade da pessoa.

Leia mais
07/03/2019

Caros amigos, temos acompanhado a crescente e devastadora crise na Venezuela. Atento às necessidades dos que mais sofrem com a situação político-econômica do país, o Papa Francisco pediu que fosse rechaçado todo tipo de violência na vida política e do povo e que se encontrasse uma solução para a grave crise que afeta a todos, principalmente aos mais pobres e desfavorecidos da sociedade (Angelus, 10 set. 17).

Leia mais
19/02/2019

Caros amigos, a esperança de um país onde o respeito, a paz e a justiça sejam o sustento das relações pessoais e sociais está presente no coração de todo brasileiro e brasileira. Contudo, a realidade que nos cerca nos faz desacreditar que seja possível alcançar o cumprimento deste sonho. Surgem muitos teóricos que se apresentam como capazes de resolver todas as questões provenientes da complexa realidade em que vivemos. Estes acabam por converterem-se em ideólogos, fechados em si mesmos, incapazes de olhar ao redor e acolher opiniões de terceiros.

Leia mais
12/02/2019

Caros amigos, acompanhamos com pesar o terrível acontecimento na cidade mineira de Brumadinho, ocorrido no final de janeiro. As cenas de horror fazem ecoar em nossa memória outras tantas que nossos irmãos sofreram, e sofrem, por consequência da exploração ambiental desregrada e irresponsável, extraindo da terra suas riquezas esquecendo-se do verdadeiro tesouro: a criação.

Leia mais
05/02/2019

Caros amigos, aproxima-se a volta às aulas. Neste contexto, é necessário refletirmos sobre a importância da educação para a formação pessoal e coletiva de nossos jovens e crianças.

Leia mais