Gratidão

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Caros amigos, no último dia 22 de janeiro o Santo Padre Papa Francisco aceitou meu pedido de renúncia ao governo da Diocese de Nova Friburgo. Louvo a Deus por ter me concedido a alegria de ter estado à frente desta tão amada e querida parcela do povo de Deus por dez anos.

Ao iniciar esta nova etapa de minha vida, alicerço meus passos na certeza de que aquele que nos chama, nos fortalece e nos conduz para águas mais profundas (cf. Lc 5, 1-11) e renovo a alegria do meu sim vivido inteiramente ao seu serviço.

Servir a Deus é uma grande alegria para a alma, pois fomos criados para esta finalidade. Diz o Salmo 21: “Desde a minha concepção me conduzistes, e no seio maternal me agasalhastes. Desde quando vim à luz vos fui entregue; desde o ventre de minha mãe sois o meu Deus!” (v. 10-11).

Neste artigo, que encerra este ciclo de publicações, faço memória de todos aqueles que marcaram minha caminhada. Meus pais, meus primeiros amigos e catequistas, que sem o seu sim à vida e a Deus, eu não conheceria os caminhos do Senhor.

Com particular carinho lembro o saudoso Eminentíssimo Dom Eugênio de Araújo Cardeal Sales, bispo que me ordenou sacerdote, homem de entrega dedicada e sem reservas ao serviço do reino de Deus. Com ele aprendi muito mais do que ser bispo, aprendi e esforço-me por ser um bom discípulo do mestre.

O que hoje motiva minha alegria são especialmente duas coisas. Primeiro, lembro-me com gratidão que pude trabalhar com todo empenho pelo Evangelho, esta causa mais sublime de Deus. Em segundo lugar por ter lutado, em inúmeras ocasiões em defesa da verdade e da justiça. Anunciando o magistério da Igreja, nas mais diversas áreas da sociedade. Denunciando os crimes contra a dignidade humana e contra o bem comum, defendendo a escola cristã, os direitos e dignidade da mulher, cuja nobreza é a dignificação da sociedade humana, o valor da família como escola primordial do amor e da alegria e única fonte verdadeira do futuro de um país.

Não poderia jamais deixar de agradecer ao jornal A VOZ DA SERRA, bem como todos os canais de comunicação social, que, abrindo espaço, permitiram a reverberação de minhas mensagens. Aos leitores, cujo interesse animou e gratificou este trabalho.

Coloco também diante de Deus os meus mais profundos agradecimentos ao clero desta amada Diocese, que com zelo e competência, ajudaram nos meus esforços de conduzir esta parcela do Povo de Deus. E ao queridíssimo Povo espalhado pelos 19 municípios que compõem a Diocese de Nova Friburgo, que me acolheu com tanto carinho, manifestando amor e fé em cada celebração.

O pedido de perdão também faz parte desta reflexão, pois sei que quando o Senhor me escolheu, não foi por ser perfeito, mas porque ele próprio queria fazer em mim uma obra nova. Quantas vezes precisei me arrepender e repensar minhas decisões, sentar-me e aprender, reconsiderar e retificar! Mas por tudo isso louvo a Deus, que foi o meu mestre paciente e exigente em cada passo. Anima-me as palavras do salmista: “Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade! A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata. Vossas mãos me modelaram, me fizeram, fazei-me sábio e aprenderei a vossa lei!” (Sl 118.71-73).

Por fim, lembrando o ensinamento de Nosso Senhor digo: Sou um servo inútil, fiz o que deveria fazer (cf. Lc 17, 10). A Ele toda honra e toda glória!

Com esta última mensagem, a voz deste pastor se cala para que um outro bispo, em um futuro próximo, possa continuar fazer chegar a todos a voz do único e supremo pastor de todos nós: Jesus Cristo!

Deus os abençoe e os guarde em seu amor.

Publicidade
TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.