Vacinação contra gripe comum começa nesta segunda

Nesta primeira fase serão imunizados idosos e profissionais da saúde
sexta-feira, 20 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Vacinação contra gripe comum começa nesta segunda

 

Em meio à pandemia de coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza (H1N1), começa nesta segunda-feira, 23. Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados. De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação da campanha este ano tem como objetivo facilitar e acelerar o diagnóstico do novo coronavírus e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

 É importante destacar que a vacina não protege contra o coronavírus, mas sim contra tipos de Influenza (como o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19. Outro ponto importante apresentado pelo Ministério diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação, com muito mais pessoas ocupando leitos no sistema de saúde.

Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde informaram as unidades de saúde entre outros locais onde as doses da vacina contra a gripe estarão disponíveis até o dia 23 de maio. Segundo a prefeitura, o Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Zelma Mussi Gervásio, anexo ao Clube do Xadrez, no Suspiro, vai realizar a aplicação das vacinas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os postos de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Waldyr Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, farão a vacinação de segunda a sexta das 9h às 16h. O posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, não vai integrar a campanha. Nesta unidade continuará sendo concentrada a vacinação de rotina, como a de combate ao sarampo.  

As unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do condomínio Terra Nova, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, São Geraldo, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço, Lumiar, Mury, Stucky, Bela Vista e Alto de Olaria, farão a vacinação às segundas, quartas e sextas-feira, das 9h às 16h.

Os profissionais de saúde que forem se imunizar deverão apresentar as carteiras de registro profissional e trabalho, crachá ou qualquer comprovante que identifique a função. “Estamos viabilizando a contratação emergencial de mais profissionais de saúde para ampliar a área de atuação na imunização das pessoas contra o Influenza e assim aumentar, também, os locais de vacinação”, disse o secretário de saúde, Marcelo Braune.

Na segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, que terá início em 16 de abril, poderão se vacinar professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Na terceira fase da campanha, a partir de 9 de maio, serão imunizadas crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Cordeiro: idosos se vacinam em casa

A prefeitura de Cordeiro, por meio de sua Secretaria municipal de Saúde, informou que para a vacinação contra Influenza idosos e profissionais de saúde não precisam sair de suas respectivas residências e locais de trabalho. A prefeitura enviou comunicado avisando que as equipes de plantão irão até as residências dos idosos e até às unidades de Saúde de atuação dos profissionais para aplicar as vacinas.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra