No próximo dia 8 de agosto a Prefeitura de Nova Friburgo realizará uma licitação, sob a modalidade de pregão eletrônico, do tipo menor preço global, com objetivo de contratar empresas especializadas em prestação de serviços para o gerenciamento do sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos e monitoramento do serviço municipal de transporte coletivo.
De acordo com a prefeitura, a licitação do transporte público de passageiros e a licitação da bilhetagem eletrônica são processos independentes. Em nota, o governo municipal informou que “a empresa contratada para gerenciamento do sistema de bilhetagem eletrônica é quem fiscalizará a empresa que irá operar o sistema de transporte público a partir do novo contrato de concessão. A vinculação se dará em decorrência da implementação do futuro sistema do transporte público que será licitado brevemente.”
A prefeitura informou ainda que o sistema de bilhetagem atual é de administração da empresa que opera o serviço de transporte público, a Friburgo Auto Ônibus (Faol). Atualmente estão em operação os cartões vale-transporte Fricard e Riocard.
A nota também informou que “o sistema de bilhetagem eletrônica proposto está em consonância com a modernização implementada em diversos municípios, portanto, sua concepção está vinculada a modernidade e as necessidades dos usuários. Entre as principais mudanças, o fundamental na contratação de empresa para gerenciamento da bilhetagem eletrônica é permitir maior transparência nas informações, acompanhamento dos dados, além de permitir ao poder concedente o gerenciamento dos valores arrecadados para posterior remuneração da empresa que irá operar o futuro sistema de transporte público.”
Licitação do transporte
No início deste mês, a Câmara de Vereadores debateu, em audiência pública, a situação do transporte público municipal em Nova Friburgo. Foram abordados, entre outros temas, o atual cenário e a proposta para a futura licitação de concessão do serviço. Além disso, a prefeitura também encerrou, no início do mês, a consulta pública sobre o edital de concessão do serviço de transporte público.
De acordo com a prefeitura, “o resultado da consulta pública tem como objetivo auxiliar no aprimoramento do edital do transporte público, portanto, as proposições são direcionadas à equipe técnica e não haverá apresentação para os cidadãos.” Ainda não há data definida para o lançamento do edital, que está recebendo ajustes.
Deixe o seu comentário