Torneio Feminino e Campeonato da Cidade movimentam o futebol amador

Amistosos já estão acontecendo; futsal feminino é neste fim de semana
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
por Vinicius Gastin
 Campeão municipal em campo, Riograndina tenta repetir o feito no Torneio Feminino de Futsal
Campeão municipal em campo, Riograndina tenta repetir o feito no Torneio Feminino de Futsal

A bola já está rolando pelos gramados de Nova Friburgo. Muitos times amadores aproveitam este começo de ano para realizarem amistosos e prepararem as equipes para as competições oficiais, sejam elas a nível municipal, distrital ou regional. Como se tornou tradição nos últimos anos, o Campeonato da Cidade vai abrir o calendário do futebol amador masculino, reunindo oito equipes na edição deste ano. A organização é de Jorge Freiman.

Dentre os times participantes estão alguns dos mais fortes de Nova Friburgo, considerando o retrospecto recente dos principais torneios. O atual campeão, o São Pedro, que também faturou a Copa Rural em 2019, é uma das presenças confirmadas. 

Além do rubro-negro, o tricampeão municipal Corujão e o Unidos do Alto, detentor de um título da Supercopa SAF, também participam. Este último, inclusive, fez um amistoso recente contra o Vale da Revolta, em Teresópolis, e venceu por 3 a 1. Jhon, Roulien e Maycon Amparo marcaram para a equipe do Alto de Olaria.

Além do trio, participam ainda as equipes do Nilo Martins, Roma, Pistão. F.C., Cruzeiro e São Luiz, que vem crescendo de forma rápida no cenário municipal, tanto no amador quanto nas competições de base. A primeira rodada vai acontecer no dia 2 de fevereiro, no estádio Márcio Branco, no Stucky, enquanto a segunda está marcada para o estádio Guilherme Gripp, em Amparo. A tabela ainda será toda detalhada pela organização.

Uma das principais características do Campeonato da Cidade, assim como acontece na Supercopa SAF, é o revezamento de locais que recebem as rodadas a cada fim de semana. O rodízio motiva os esforços de cada comunidade para reformar o respectivo campo e promover melhorias na estrutura, para receber da melhor forma atletas, famílias e torcedores. 

“A intenção de levar os jogos para localidades variadas é integrar e interagir com as comunidades. É um campeonato bonito, onde reunimos equipes fortes do futebol amador da cidade”, explica Jorge Freiman.

Na primeira edição, o Vargem Alta bateu o Corujão por 1 a 0 na grande final, com gol de Gustavo, e levantou a taça no estádio Márcio Branco. Já no ano passado, o São Pedro da Serra levou a taça após vencer o Corujão por 2 a 0, também no Stucky.

Torneio de Futsal Feminino é neste fim de semana

A competição que abre o calendário de fato, considerando todas as categorias e modalidades, é o Torneio Friburgo de Futsal Feminino 2020. Realizado em apenas um dia – no próximo sábado, 25 - o campeonato vai reunir 12 equipes de Nova Friburgo e região, em partidas de 30 minutos, com previsão para começar às 9h e terminar às 18h. Os jogos serão realizados no ginásio de Conselheiro Paulino. A organização é Mary Guimarães, com participação e apoio da Afafusa (Associação Friburguense de Árbitros de Futsal).

Os times foram divididos em dois grupos, sendo que o A conta com Novatas Cordoeira, NF3 Nova Friburgo, Águia de Ouro, Riograndina, Fênix Tanguá e Respeita as Minas 70. Já o B é formado por RNG Renegadas, Barra Alegre, Teresópolis, Cantagalo, TPM Mariana e Monarcas de Macaé.

A primeira fase prevê apenas duas rodadas, com seis jogos cada, decisivos para a classificação final das chaves. Apenas os quatro melhores de cada grupo avançam e se enfrentam nas quartas de final, em sistema eliminatório até a grande decisão, prevista para às 18h. Haverá troféu para as equipes campeã, vice-campeã terceira e quarta colocadas. 

A competição é um pontapé inicial para as atividades do futebol feminino em 2020, e a ideia é promover um campeonato maior ainda no primeiro semestre deste ano.

Tabela do Torneio Feminino 

Sábado, 25, no ginásio de Conselheiro Paulino 

1ª rodada 

9h- Novatas Cordoeira x RNG Renegadas

9h30- NF3 Nova Friburgo x Barra Alegre

10h- Águia de Ouro x Teresópolis

10h30- Riograndina x Cantagalo

11h- Fênix Tanguá x TPM Mariana

11h30- Respeita as Minas 70 x Monarcas de Macaé

 

2ª rodada

12h- NF3 Nova Friburgo x RNG Renegadas

12h30- Respeita as Minas 70 x Águia de Ouro

13h- Novatas Cordoeira x Cantagalo

13h30- Teresópolis x Fênix Tanguá

14h- Barra Alegre x TPM Mariana

14h30- Riograndina x Monarcas de Macaé

 

Quartas de final (entre 15h e 17h)

Semifinais (entre 17h e 18h)

Final (18h)

LEIA MAIS

Tradicional time da Rua Bariri, no Rio, tenta se reerguer no cenário do futebol carioca

Tradicional equipe da Zona Norte do Rio pode voltar a ser adversária do Friburguense em 2022

Paduano é uma das equipes que seguem na briga pelo título e acesso

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol