O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já analisou todos as 608 candidaturas registradas em Nova Friburgo para o pleito do próximo domingo, 15, e deste total 598 candidatos estão aptos a concorrer (98,36%) e apenas dez candidaturas foram consideradas inaptas (1,64%). Ao todo, foram registradas este ano 235 candidaturas a mais do que as últimas eleições municipais, em 2016, quando 373 candidatos concorreram ao cargo de prefeito e às 21 cadeiras na Câmara de Vereadores – um aumento de 63%.
Entre as dez candidaturas consideradas inaptas pelo TSE, três constam como “pedido desconhecido”, seis foram por “renúncia” do próprio candidato e uma aparece como “indeferida”. É importante que, entre as três candidaturas com “pedido desconhecido”, duas são da candidata a prefeita Delegada Danielle Bessa (PSL) e do seu vice, Adalto Lomba (Partido Patriota), devido a uma duplicidade no registro da candidatura da chapa. O outro registro da chapa consta como apto e ela concorrerá normalmente ao pleito.
Há ainda a candidatura de Loirinha (Podemos), que também aparece como “pedido desconhecido”. As seis renúncias foram de: Ricardo Rocha (Republicanos); Elaine de Oliveira (PRTB); Denise Lopes (Patriota); Badu do Picolé (Democracia Cristã); Daniel do Para Todos (PT); e Jornalista José Duarte (PT). Já a candidatura de Thiago dos Santos Motoboy (Progressistas) é a única de Nova Friburgo que consta como “indeferida”.
Cabe ressaltar que das 598 candidaturas aptas, 575 pedidos já foram deferidos (96,15%), mas ainda há outros 23 pedidos “indeferidos com recurso” (3,85%), o que significa que o pedido inicial ainda não foi apreciado pela Justiça Eleitoral, mas o candidato está liberado a concorrer ao pleito e consta da urna eletrônica.
O perfil dos candidatos
Se fosse possível traçar um perfil médio do candidato friburguense, ele seria: homem, branco, casado, na faixa etária entre 50 e 54 anos, empresário, com ensino médio completo. Segundo as estatísticas eleitorais do TSE, a maioria dos candidatos é homem. As mulheres, apesar de representarem maior parte do eleitorado, são apenas cerca de 30% dos postulantes aos cargos de vereador(a) e prefeito(a). Entre os 16 candidatos a prefeito, por exemplo, há apenas três mulheres concorrendo - mesmo número de candidatas a vice-prefeita.
Entre a totalidade dos candidatos, a maioria está na faixa etária entre 50 e 54 anos, seguido pela faixa etária de 45 a 49 anos. Há ainda 78 candidatos com idade entre 55 e 59 anos e outros 75 na faixa etária entre 40 e 44 anos. A candidata mais velha é uma mulher que tem entre 80 e 84 anos, enquanto o mais jovem é um rapaz de 18 anos.
Ao todo, 26 partidos políticos estão representados e terão candidatos concorrendo às eleições 2020 em Nova Friburgo. São eles: PCO; PCB; PSTU; PV; PTC; PDT; PSD; PMB; MDG; PSOL; PSDB; PTB; Republicanos; Patriota; Cidadania; PT; DEM; PSC; PSL; Avante; Progressistas; PSB; PL; Democratas; Pros e PRTB.
Deixe o seu comentário