Testes de Covid poderão ser deduzidos do Imposto de Renda

Contribuinte deve organizar ao longo do ano todos os gastos médicos, odontológicos, entre outros
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Testes de Covid poderão ser deduzidos do Imposto de Renda

A procura por testes para Covid-19 cresceu exponencialmente nas últimas semanas. Já que nem sempre é fácil fazer gratuitamente nos postos de saúde, devido a filas quilométricas, muitos brasileiros recorrem aos laboratórios particulares. O que muitos não sabem é que dá para deduzir os valores gastos do Imposto de Renda.  

"O contribuinte que realizar o teste do Covid em laboratórios e hospitais de forma particular ou convênio, pode efetuar o lançamento como gasto médico e obter a dedução no imposto renda. Lembrando que só será válido mediante a apresentação da nota fiscal ou informe de rendimento do plano de saúde", explica o consultor contábil Cláudio Lasso.

Ele explica que os gastos com remédios não entram na declaração do Imposto de Renda, porque "gasto com medicamentos não é considerado despesa médica, ou seja, não é possível a dedução no IRPF 2022", ressaltando que é necessário guardar todos os recibos do contribuinte e dos seus dependentes.

"O contribuinte deve organizar ao longo do ano todos gastos médicos e odontológicos, com educação, além de compra ou venda de imóveis e veículos. Vale lembrar que os gastos dos dependentes também devem ser arquivados e lançados", avisa.

Por último lembra que "a falta de entrega da declaração pode acarretar no bloqueio do CPF e também em multa. E se o contribuinte obtiver receitas, será ainda fiscalizado pela malha fina", completa. 

 

LEIA MAIS

Contribuinte deverá elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal

Valores serão depositados na próxima quarta

Melhora pode estar relacionada ao retorno de eventos como feiras, atividades esportivas/culturais, carnaval e recuperação geral da economia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: imposto