A abertura do carnaval friburguense este ano, na noite desta sexta-feira, 25, ocorreu com as ruas do Centro mais vazias do que nos anos anteriores, antes da pandemia de coronavírus, e sem tumultos. Por volta das 22h30, o movimento já era bastante tranquilo, sem música estridente, nos arredores da Rua Monte Líbano, o epicentro da folia. O patrulhamento foi reforçado por policiais do 11º BPM e por guardas civis municipais.
Bares e casas noturnas com música ao vivo, no entanto, ficaram lotados até bem mais tarde. Decreto baixado pela prefeitura às vésperas do carnaval liberou eventos em espaços fechados sem limite de público, mas com a exigência de cuidados sanitários e o distanciamento de um metro entre as pessoas - o que não foi respeitado.
Até a atualização desta notícia, a PM não divulgou um balanço das operações no primeiro dia de carnaval. Já policiais civis da 151° DP prenderam em flagrante, na Rua Monte Líbano, uma mulher por estelionato. Ela é acusada de ter aplicado golpes, mediante fraude no pagamento através das modalidades pix e ted, , de R$ 13,5 mil em bebidas alcoólicas e joias. A prisão em flagrante se deu após denúncia de uma das vítimas, quando estava em um bar. A acusada se apresentava às suas vítimas como delegada de policia e agente de Polícia Federal, de modo a dar credibilidade. Ela foi autuada e será encaminhada a presídio.
Boletim da PM
Em nota, o 11° BPM informou que o reforço do policiamento será mantido até a próxima quarta-feira, 2, em todos os oito municípios que compõem a área do batalhão, principalmente nas cidades que têm maior concentração de pessoas durante o feriadão de carnaval, como Nova Friburgo.
Na região, os policiais militares atuaram na prevenção e manutenção da segurançam diz a nota. "Embora as festas públicas tenham sido proibidas, em detrimento das restrições referentes à pandemia do Covid -19, alguns eventos privados foram fiscalizados e autorizados pelos órgãos municipais competentes".
Na primeira noite do feriadão de carnaval em Friburgo, segundo o 11º BPM, foram reforçados o policiamento a pé e motorizado, nos locais onde havia aglomeração de pessoas, como a Praça Demerval Barbosa e a Rua Monte Líbano, bem como, o entorno dos centros comerciais, pontos turísticos e áreas consideradas de maior complexidade.
"Todavia, cabe ressaltar que o movimento do público na primeira noite não foi considerado superior ao esperado em um final de semana normal", ressalta a nota.
O comandante do 11º BPM, tenente-coronel André de Holanda Cavalcante, pediu ainda bom senso à população, respeitando os limites e evitando a perturbação do sossego alheio, pois os trabalhos de prevenção e atendimento a estas ocorrências serão intensificados..
Deixe o seu comentário