Setor metalmecânico puxa a criação de empregos em Friburgo

Plataforma Retratos Regionais, da Firjan, mostra que 238 novas vagas foram abertas na cidade só em agosto
quarta-feira, 07 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Setor metalmecânico puxa a criação de empregos em Friburgo

 As indústrias que atuam no setor de produtos de metal em Nova Friburgo criaram 349 postos de trabalho entre julho e agosto. O número é mais do que o dobro das vagas que foram fechadas no setor entre março e junho (-137), meses mais afetados pela pandemia do coronavírus e pelas incertezas em relação à economia. Os dados estão na plataforma Retratos Regionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que traz mensalmente o recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense.

O setor vem desempenhando papel fundamental na retomada da economia do Estado do Rio de Janeiro. O Indicador de Retomada de Emprego mostra que desde julho, 92,4% das 1.148 vagas perdidas entre março e junho, já foram recuperadas em todo o Estado do Rio. Em termos de vagas geradas, o setor fica atrás apenas da construção civil que criou mais de quatro mil postos de trabalho em dois meses.

“O Indicador de Retomada de 254,7% mostra que a indústria de produtos de metal de Nova Friburgo já superou o número de vagas perdidas no pior momento da pandemia e cria novos empregos para atender a demanda. Isso sugere que o isolamento social fez com que pedidos fossem cancelados ou adiados, o que agora reflete no aumento de produção das empresas”, diz o especialista de Estudos Econômicos, Marcio Afonso.

É o caso da indústria de ferragens Haga, empresa de que produz cadeados e maçanetas, onde 32 vagas foram abertas nos últimos meses. “Registramos um aumento de demanda além do esperado e, por isso, foi necessário contratar mais trabalhadores. A empresa está em regime de trabalho de 24 horas durante sete dias por semana e a previsão é de que os bons resultados se mantenham nos próximos meses”, explica o diretor José Luiz Abicalil.

Na região Centro-Norte fluminese, o saldo geral de empregos em agosto foi de 229 vagas criadas no mês, mantendo evolução já vista nos últimos meses. Dentre os 12 municípios que compõe a região, além de Nova Friburgo, somente quatro tiveram saldo positivo na criação de vagas: Cordeiro, Carmo, Duas Barras e São Sebastião do Alto. No total, incluindo todos os setores econômicos, o estado do Rio abriu em agosto 5.645 vagas, com saldo positivo em 63 dos 92 municípios.

O comércio abriu 2.120 vagas e recuperou, nos meses de julho e agosto, 6,4% do que foi perdido no período mais afetado pela pandemia. Já o setor de serviços perdeu 732 postos de trabalho em agosto e ainda não iniciou o processo de retomada das contratações. A agropecuária não perdeu vagas entre março e junho, mas teve resultado negativo em julho e agosto.

Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em um painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Já no painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através do link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

O que diz o Caged

De acordo com os dados do Caged referentes a Nova Friburgo, de janeiro a agosto o município ainda apresenta um saldo negativo de 2.125 postos de trabalho. Foram 8.364 admissões contra 10.489 demissões no período. O resultado ruim pode ser atribuído a crise em decorrência da pandemia do coronavírus, que somente em abril e maio, contribuiu para o fechamento de 2.160 vagas de emprego (1.543 em abril e 617 em maio) – mais que o saldo negativo registrado no acumulado entre janeiro e agosto.

A recuperação começou em julho, que registrou 142 admissões a mais que demissões. Já o mês de agosto foi o melhor do ano, com saldo positivo de 256 vagas de emprego – foram 1.275 admissões contra 1.019 demissões. 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego | negócios