O dia 7 de setembro, feriado pela Independência do Brasil, foi marcado por duas manifestações em Nova Friburgo: uma contra o governo do presidente Jair Bolsonaro e outra apoiando o Governo Federal, assim como aconteceu em vários cidades do país.
Pela manhã, manifestantes se reuniram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro (foto abaixo). Com faixas, bandeiras e cartazes em apoio aos movimentos LGBTQIA+, Negro, e de partidos políticos, os participantes se manifestaram contra o presidente da República. A Prefeitura de Nova Friburgo informou que foi notificada com antecedência, sobre a manifestação, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), que prestou suporte ao ato, junto com a Guarda Civil Municipal (GCM). A manifestação, segundo a prefeitura, transcorreu com passividade, mas não foi feito levantamento pela Smomu e GCM do número de participantes.
Na tarde do feriado da Independência, também aconteceu na cidade, outra manifestação, esta a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (foto abaixo). A concentração aconteceu na Via Expressa, no bairro Olaria. Integrada por bicicletas, motocicletas, carros, jipes e caminhões, a carreata percorreu as ruas principais da cidade, com uma duração de aproximadamente duas horas e meia, de acordo com a Smomu. Também segundo o órgão, houve a participação neste evento de aproximadamente três mil veículos, estimando-se em torno de 7.500 participantes.
A Smomu informou ainda que, além do próprio secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, também participaram da ação 22 guardas civis municipais e quatro agentes de trânsito. Não houve qualquer registro de ocorrência junto à Smomu ou à GCM. A VOZ DA SERRA entrou em contato com o 11ºBPM para obter informações sobre o balanço das manifestações, mas, até a atualização desta notícia, não obtivemos resposta.
Deixe o seu comentário