Sete de setembro: manifestações transcorreram em clima de paz em Friburgo

O Dia da Independência foi marcado por atos contra e a favor do governo Bolsonaro
quarta-feira, 08 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A manifestação à tarde na Via Expressa (Fotos da web)
A manifestação à tarde na Via Expressa (Fotos da web)

O dia 7 de setembro, feriado pela Independência do Brasil, foi marcado por duas manifestações em Nova Friburgo: uma contra o governo do presidente Jair Bolsonaro e outra apoiando o Governo Federal, assim como aconteceu em vários cidades do país.

Pela manhã, manifestantes se reuniram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro (foto abaixo). Com faixas, bandeiras e cartazes em apoio aos movimentos LGBTQIA+, Negro, e de partidos políticos, os participantes se manifestaram contra o presidente da República. A Prefeitura de Nova Friburgo informou que foi notificada com antecedência, sobre a manifestação, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), que prestou suporte ao ato, junto com a Guarda Civil Municipal (GCM). A manifestação, segundo a prefeitura, transcorreu com passividade, mas não foi feito levantamento pela Smomu e GCM do número de participantes.

Na tarde do feriado da Independência, também aconteceu na cidade, outra  manifestação, esta a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (foto abaixo). A concentração aconteceu na Via Expressa, no bairro Olaria. Integrada por bicicletas, motocicletas, carros, jipes e caminhões, a carreata percorreu as ruas principais da cidade, com uma duração de aproximadamente duas horas e meia, de acordo com a Smomu. Também segundo o órgão, houve a participação neste evento de aproximadamente três mil veículos, estimando-se em torno de 7.500 participantes. 

A Smomu informou ainda que, além do próprio secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, também participaram da ação 22 guardas civis municipais e quatro agentes de trânsito. Não houve qualquer registro de ocorrência junto à Smomu ou à GCM. A VOZ DA SERRA entrou em contato com o 11ºBPM para obter informações sobre o balanço das manifestações, mas, até a atualização desta notícia, não obtivemos resposta.

 

LEIA MAIS

Lei Orçamentária de 2022 enviada à Câmara pela prefeitura não prevê aumento salarial para o funcionalismo

Medida vai atender aproximadamente 326 mil alunas da rede estadual de ensino

Gabriel Wenderroschy passa a responder pela pasta, no lugar de Danny Dias Pinto

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Protesto | Governo