Sete de setembro: manifestações transcorreram em clima de paz em Friburgo

O Dia da Independência foi marcado por atos contra e a favor do governo Bolsonaro
quarta-feira, 08 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A manifestação à tarde na Via Expressa (Fotos da web)
A manifestação à tarde na Via Expressa (Fotos da web)

O dia 7 de setembro, feriado pela Independência do Brasil, foi marcado por duas manifestações em Nova Friburgo: uma contra o governo do presidente Jair Bolsonaro e outra apoiando o Governo Federal, assim como aconteceu em vários cidades do país.

Pela manhã, manifestantes se reuniram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro (foto abaixo). Com faixas, bandeiras e cartazes em apoio aos movimentos LGBTQIA+, Negro, e de partidos políticos, os participantes se manifestaram contra o presidente da República. A Prefeitura de Nova Friburgo informou que foi notificada com antecedência, sobre a manifestação, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), que prestou suporte ao ato, junto com a Guarda Civil Municipal (GCM). A manifestação, segundo a prefeitura, transcorreu com passividade, mas não foi feito levantamento pela Smomu e GCM do número de participantes.

Na tarde do feriado da Independência, também aconteceu na cidade, outra  manifestação, esta a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (foto abaixo). A concentração aconteceu na Via Expressa, no bairro Olaria. Integrada por bicicletas, motocicletas, carros, jipes e caminhões, a carreata percorreu as ruas principais da cidade, com uma duração de aproximadamente duas horas e meia, de acordo com a Smomu. Também segundo o órgão, houve a participação neste evento de aproximadamente três mil veículos, estimando-se em torno de 7.500 participantes. 

A Smomu informou ainda que, além do próprio secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, também participaram da ação 22 guardas civis municipais e quatro agentes de trânsito. Não houve qualquer registro de ocorrência junto à Smomu ou à GCM. A VOZ DA SERRA entrou em contato com o 11ºBPM para obter informações sobre o balanço das manifestações, mas, até a atualização desta notícia, não obtivemos resposta.

 

LEIA MAIS

Ato foi realizado no último fim de semana nas ruas do distrito

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Protesto | Governo