Moradores protestam contra dispensa de agente de saúde

Ato foi realizado no último fim de semana nas ruas do distrito
segunda-feira, 10 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Leitor Via WhatsApp)
(Fotos: Leitor Via WhatsApp)

Mais de 50 moradores do distrito de São Pedro da Serra realizaram um protesto em frente ao posto de saúde da localidade no último sábado, 8. O ato organizado por vários coletivos como o Toda Paz do Universo e o Comitê Popular de Luta de São Pedro da Serra, teve o objetivo de contestar recentes procedimentos da prefeitura que, segundo eles, teriam promovido recentemente cortes de verbas e demissões no serviço de saúde pública. O foco do protesto foi a dispensa da agente comunitária de Saúde, Michelle Silva, considerada pelos manifestantes como arbitrária. 

Com faixas, cartazes, panfletos e discursos indignados, os membros de diversos coletivos e do Conselho Municipal de Saúde fizeram discursos inflamados com críticas à administração municipal. Durante o ato foi realizada uma coleta de assinaturas para um manifesto que será encaminhado ao Ministério Público e a vários parlamentares com o intuito de que a agente comunitária seja recontratada. Também será solicitado às autoridades, o fim das demissões na Saúde, mais verbas para o setor e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Segundo os manifestantes, a agente Michell foi demitida depois de cinco anos de serviços prestados à comunidade de São Pedro. Considerada uma profissional competente, era bem avaliada tanto pelos moradores como pelas suas chefias, destacaram os manifestantes durante o ato.

Participaram do ato Roberto Monnerat, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Marcelo Miller, presidente da Associação dos Agentes de Saúde e Jorge Jandre, representante do Coren (Conselho Regional de Enfermagem). O Grupo de Trabalho de Saúde do Coletivo Toda Paz do Universo, foi representado por Fátima Guerreiro e Eliana Manarelli, enquanto o Comitê Popular de Luta de São Pedro, por Zelma Mayer, Glauco Villas Boas, Lucy Fontes e Orlando Guilhon.

LEIA MAIS

Com medo de desabastecimento, muitos motoristas correram aos postos de combustíveis, formando filas

O Dia da Independência foi marcado por atos contra e a favor do governo Bolsonaro

Profissionais da categoria pleiteiam melhores tarifas nas corridas e se queixam de que agentes da Smomu estariam aplicando "multas indevidas”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra