Senai anuncia novos cursos técnicos: eletromecânica e informática

Aulas online começam em fevereiro de 2021. Laboratórios só deverão ser utilizados no segundo semestre
quinta-feira, 05 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Senai anuncia novos cursos técnicos: eletromecânica e informática

O mundo está em constante e acelerada transformação e o profissional deverá estar pronto para assumir novos desafios a qualquer momento. Por isso, atenta aos temas atuais e às necessidades impostas pelo mundo do trabalho, o Senai vai lançar novos cursos técnicos em 2021. Em Nova Friburgo serão oferecidas capacitações em eletromecânica e informática. As aulas serão realizadas a distância e o uso de laboratórios e oficinas será feito somente no segundo semestre de 2021. As inscrições já estão abertas e terminam no dia 3 de fevereiro, data de início das aulas on-line.

A capacitação no Senai atua para uma formação ampla, objetivando aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho: “Preparamos o aluno para ir além do saber fazer. Em nossos cursos, o aluno entende o que está fazendo e é capaz de agir de maneira técnica e tática na gestão dos processos do seu dia a dia profissional", ressalta o gerente de educação profissional da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), entidade que administra o Senai, Edson Melo.

São 40 vagas em cada turma e com carga horária de 1.200 horas, o que representa um ano e meio de estudos. Ao longo do ano letivo, as 20 horas semanais exigidas serão divididas em dez horas para o autoestudo, quando o aluno se dedica ao estudo individual na plataforma; seis horas (três vezes por semana) para aulas on-line com instrutor e com a turma; e quatro horas (dois dias por semana) voltadas para tutoria, quando o instrutor tira dúvidas com cada aluno.

Aulas presenciais

O uso de laboratórios e oficinas ficará para o segundo semestre de 2021, quando está previsto o início das aulas presenciais, e espera-se que a pandemia, até lá, tenha sido vencida. “São momentos em que os alunos estarão na unidade, usando os laboratórios e oficinas para praticar aquilo que aprendeu durante o estudo on-line. Eles vão vivenciar os conhecimentos e praticar em ambientes industriais bem próximos aos que ele encontrará no mercado de trabalho”, acrescenta Melo.

As matrículas dos cursos a distância serão realizadas on-line. O aluno deverá acessar o site dos cursos técnicos, escolher o título, a escola, se cadastrar e fazer a inscrição; depois deverá anexar documentos pessoais e demais processos necessários para a matrícula de forma virtual (www.firjansenai.com.br/cursorio/portal/index.php).  

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra