Saúde convoca audiência na Câmara nesta quarta para prestar contas

Secretaria vai apresentar à população relatório do que foi feito pela pasta no terceiro quadrimestre de 2019
terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O secretário de Saúde, Marcelo Braune (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O secretário de Saúde, Marcelo Braune (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O cidadão friburguense que deseja acompanhar mais de perto as ações da atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde terá uma boa oportunidade nesta quarta-feira, 19, a partir das 14h. Conforme publicado no Diário Oficial eletrônico de terça-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma audiência pública para apresentação do relatório referente aos serviços prestados pela saúde no 3º quadrimestre de 2019.

A audiência pública foi proposta pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune, e será realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Farinha Filho, 50. O encontro é aberto ao público e toda a sociedade friburguense está convidada a participar.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para saber mais detalhes sobre a apresentação que será feita durante a realização da audiência pública, de modo a esclarecer à população de forma antecipada o teor das informações que serão passadas no encontro. Também questionamos a prefeitura sobre quem estaria representando a Secretaria Municipal de Saúde para fazer a apresentação e responder eventuais dúvidas dos vereadores e cidadãos presentes, no entanto, até a atualização desta notícia  não recebemos resposta.

Também procuramos o vereador Wellington Moreira, que preside a Comissão Permanente de Saúde, Prevenção e Combate ao Uso de Drogas da Câmara Municipal, para comentar a realização da audiência pública proposta pela Secretaria Municipal de Saúde. Oposição ao Governo Municipal, o parlamentar não poupou críticas à gestão da saúde.

“Não tenho muita expectativa para essa audiência da saúde. Vamos escutar mentiras, maquiagem, obras a serem inauguradas, mas a população continua sendo tratada como lixo. São filas enormes para marcação de consultas que duram mais de ano, pacientes largados na sala de medicamentos e muitas vezes nos corredores, cirurgias canceladas por falta de corpo cirúrgico. As cirurgias eletivas não tem sido feitas, exames laboratoriais terceirizados, sabe-se lá porque razão, estão sendo cancelados, há curto circuitos e apagões no hospital, falta de médicos especialistas nos postos de saúde, falta ambulância em São Pedro e Lumiar. Muitas vezes há apenas uma enfermeira para atender inúmeros pacientes, em muitos fins de semana não tem pediatra, sem falar na relação promíscua com a empresa que fornecia uma péssima alimentação. Por estas razões, o número de óbitos cresceu exageradamente em Friburgo. A realidade fala mais alto que as falácias que iremos ouvir”, criticou Wellington.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo