Combate à violência contra a mulher. Sites e apps públicos terão botão de denúncias

Lei foi aprovada pelos deputados estaduais, mas para entrar em vigor falta sanção do governador
sexta-feira, 08 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Os sites e aplicativos de órgãos públicos do Estado do Rio de Janeiro poderão ser obrigados a incluir ícones específicos para a realização de denúncias de crimes cometidos contra mulheres. É o que determina o projeto de lei 398/23, de autoria do deputado estadual Renato Machado (PT), que a Assembleia Legislativa do estado (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na sessão ordinária da última quinta-feira, 7. A medida seguiu para o governador Claudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

“O Brasil é o quinto país que mais registra assassinatos de mulheres no mundo. É um crime qualificável, que viola os direitos humanos e atinge diretamente a dignidade das mulheres, o que é extremamente grave”, comentou o deputado Renato Machado.

Ainda segundo o parlamentar, a criação desse ícone funcionará como uma ‘ponte’ com o Disque Denúncia 180, objetivando facilitar o acesso às denúncias de crimes e contribuir para a redução da violência doméstica e dos casos de feminicídio.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: