Sarampo assusta e fila para vacinação continua longa e demorada

Friburgo terá mais dois dias D da campanha de imunização: no próximo sábado e no dia 7 de março
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A fila de vacinação no posto do Suspiro na última sexta (Foto: Henrique Pinheiro)
A fila de vacinação no posto do Suspiro na última sexta (Foto: Henrique Pinheiro)

Com a confirmação de dois casos de sarampo – e outros dez suspeitos – em Nova Friburgo, as filas para vacinação continuam grandes nos postos de saúde. Na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro,  a reclamação sobre a demora para vacinação de crianças era unânime novamente nesta segunda-feira, 27. Para organizar a enorme fila foi preciso distribuir senhas.

Devido à grande procura, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover mais duas edições do projeto especial Dia D da campanha de combate ao sarampo. O primeiro será no próximo sábado, 1º de fevereiro, e o segundo será no dia 7 de março. Os locais e horários de vacinação ainda serão divulgados pela prefeitura.

A expectativa é de que os friburguenses – dessa vez – participem em peso da campanha e não negligenciem aos riscos de uma doença tão perigosa. Isso porque, campanha semelhante de imunização foi promovida no último dia 30 de novembro, mas com baxíssima adesão no posto Sylvio Henrique Braune. 

Boletim será atualizado nesta quarta

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o boletim epidemiológico com os casos de sarampo é liberado semanalmente, sempre às quartas-feiras, portanto, até lá, o balanço na cidade segue o mesmo: dois casos confirmados e outros dez suspeitos da doença. Ainda segundo a nota enviada pela prefeitura, o resultado dos casos suspeitos depende da realização de exames laboratoriais no Rio de Janeiro e divulgação pela Secretaria Estadual de Saúde.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina contra o sarampo (e as demais do calendário vacinal de rotina infantil) no posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, também de segunda a sexta-feira das 8h às 16h; e na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h. 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina contra o sarampo “não é uma imunização indiscriminada. Deve ser priorizada somente para as pessoas que necessitam”. É importante destacar que as pessoas devem levar a caderneta de vacinação ou os registros de vacinas, juntamente com o cartão do SUS, para serem avaliadas. Para evitar filas, a Secretaria de Saúde solicita a quem não tiver o cartão do SUS, que se dirija à unidade de saúde mais próxima de sua casa com identidade, CPF e comprovante de residência, para a confecção do cartão.

O que também pode ter contribuído para essa verdadeira corrida aos postos de saúde foi o desabastecimento em todo o país de algumas vacinas do calendário vacinal de rotina, como a pentavalente - que protege contra coqueluche, tétano, hepatite B, difteria e o vírus influenza tipo B, e a DTP (tríplice bacteriana) – que protege contra difteria, tétano e coqueluche. O problema só foi solucionado recentemente pelo Ministério da Saúde.

O sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus, e que pode evoluir para complicações e levar à morte. A doença é transmitida através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira. Das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas, 90% contraem a doença.

A doença pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar. É necessário que cada pessoa receba ao longo da vida duas doses da vacina. Quem não tem o cartão precisa comparecer aos postos de saúde para atualizá-lo.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina