Santa Maria Madalena pode se tornar a "Cidade das Estrelas"

Governador tem até 15 dias para vetar ou sancionar a lei aprovada na Alerj que pode estimular o turismo
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena (Foto: João Rafael Marins/ Inea)
O Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena (Foto: João Rafael Marins/ Inea)

Conhecido por ter um dos melhores climas do Brasil, o município de Santa Maria Madalena, a 90 quilômetros de Nova Friburgo, poderá também ganhar, em breve, o título de "Cidade das Estrelas". Na última terça-feira, 14, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio  (Alerj) aprovou o projeto de lei 5.109/2021, de autoria da deputada estadual Adriana Balthazar (Partido Novo), que concede o título ao município.

A parlamentar justifica a proposta pelo fato de Santa Maria Madalena reunir condições suficientes para melhor observação do céu e dos corpos celestes. O governador Cláudio Castro tem até 15 dias para vetar ou sancionar a nova lei.

O projeto prevê ainda que, a partir da concessão do título de “Cidade das Estrelas”, a Prefeitura de Santa Maria Madalena e o Governo do Estado  desenvolvam campanhas focadas no incentivo ao turismo local com mais esse atrativo. O município é muito procurado por turistas devido ao clima ameno, a tranquilidade e também por ser a terra natal da saudosa comediante Dercy Gonçalves, falecida em 2008. Uma das atrações turísticas do município é o Museu Dercy e o túmulo da comediante, construído em forma de pirâmide, no cemitério municipal. 

Santa Maria Madalena abriga também o Parque Estadual do Desengano, que cumpre rigorosamente o controle da poluição luminosa (provocada pela iluminação artificial) de forma a proteger e fomentar a realização de atividades de pesquisa e turismo ligadas à astronomia. A partir de trabalho conjunto realizado entre a prefeitura e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o parque receberá, nos próximos meses, a certificação internacional de Dark Sky Park, expedida pela Dark Sky Association, tornando-o, assim, o primeiro parque especializado em observação das estrelas do Brasil.

"Esse título é a realização de um projeto idealizado há anos para tornar Santa Maria Madalena em referência nacional em pesquisa na área de astronomia, incrementando o turismo e gerando emprego e renda para o município", ressaltou a deputada Adriana Balthazar.

A Alerj também votará outro projeto de autoria da deputada que inclui no calendário de datas comemorativas do Estado do Rio de Janeiro a "Semana Estadual do Astroturismo", autorizando o Poder Executivo a realizar, todos os anos, na semana posterior à primeira lua nova de setembro, ações para divulgar os locais e atrações voltadas ao turismo e à pesquisa de observação astronômica do Estado.

 

 

LEIA MAIS

Evento cultural movimenta o distrito com atrações para crianças, música, dança e teatro

Com queda nas temperaturas, começa a alta temporada de turismo. Setor está cheio de expectativas

Pesquisa da ABIH-RJ mostra Nova Friburgo com 88,4% de quartos reservados nesses feriadões de abril

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo