Santa Maria Madalena se torna "Cidade das Estrelas"

Governador sanciona lei que concede título à cidade serrana
terça-feira, 11 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena (Foto: João Rafael Marins/ Inea)
O Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena (Foto: João Rafael Marins/ Inea)

O governador Cláudio Castro sancionou nesta segunda-feira, 10, a Lei 9.543/2022, que declara o município de Santa Maria Madalena como “Cidade das Estrelas". De autoria da deputada Adriana Balthazar (Novo), além de conceder o título ao município da região serrana fluminense, a Lei autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas para fomentar o turismo local pela qualidade do céu para observação dos corpos celestes.

"O título revela a capacidade turística de Santa Maria Madalena e insere a cidade no roteiro turístico do Estado, contribuindo para movimentar a economia de toda a região", ressaltou Adriana Balthazar.

Santa Maria Madalena abriga o Parque Estadual do Desengano, que, em dezembro, recebeu o título inédito de primeiro Dark Sky Park da América Latina, expedido pela Dark-Sky Association (IDA). Graças a um trabalho conjunto realizado entre o município e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, o Parque recebeu a certificação internacional por abrigar uma área de excepcional qualidade para observação de noites estreladas e cumprir rigorosamente o controle da poluição luminosa provocada pela iluminação artificial, protegendo e fomentando a realização de atividades de pesquisa e turismo no campo da Astronomia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: