Sai calendário do pagamento do IPVA 2022, que este ano virá mais caro

Primeiras a pagar, placas 0 começam a vencer em 21 de janeiro; valorização dos automóveis aumentou base de cálculo
terça-feira, 30 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Trânsito em Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Trânsito em Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Governo do Estado do Rio publicou nesta terça-feira, 30,  calendário para o pagamento do IPVA 2022. Como em todos os anos, o imposto pode ser quitado em cota única, na primeira data, ou em três parcelas mensais.Confira abaixo a tabela de pagamento para o final de cada placa, incluindo as datas para parcelamento:

 

  • Final de placa 0: 21 de janeiro; 21 de fevereiro; 23 de março;
  • Final de placa 1: 24 de janeiro, 23 de fevereiro, 25 de março;
  • Final de placa 2: 25 de janeiro, 24 de fevereiro, 28 de março;
  • Final de placa 3: 26 de janeiro, 25 de fevereiro e 29 de março;
  • Final de placa 4: 27 de janeiro, 3 de março, 4 de abril;
  • Final de placa 5: 28 de janeiro, 4 de março, 5 de abril;
  • Final de placa 6: 31 de janeiro, 7 de março, 6 de abril;
  • Final de placa 7: 1º de fevereiro, 8 de março, 7 de abril;
  • Final de placa 8: 2 de fevereiro, 9 de março, 8 de abril;
  • Final de placa 9: 3 de fevereiro, 10 de março, 11 de abril.
  •  

O desconto de 2022 ainda vai ser divulgado, mas, nos últimos três anos, foi de 3%.

O IPVA fica mais caro em 2022, e a valorização de carros novos e usados é o motivo. Ambos subiram de preço com o aumento do custo de produção e a redução da oferta de veículos causados pela pandemia.

Cada estado tem uma alíquota diferente, que não foi reajustada, mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados — calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos zero.

No último dado disponível da Fipe, o preço dos usados subiu mais de 31,8% em 12 meses. No mesmo período, os modelos novos tiveram alta de 19,3%.

As medidas de isolamento social demandaram a paralisação tanto de linhas de produção de veículos como de insumos para a produção, como os chips semicondutores. Houve, portanto, um aumento de custo de produção junto com uma redução da oferta. A equação esvaziou os estoques de novos nas concessionárias e aumentou a procura por usados. Com o aumento de preço, sobe junto a base de cálculo do IPVA de 2022, ainda que a alíquota do imposto continue a mesma.

Carros entre 15 e 20 anos de idade podem estar isentos, também a depender do estado.

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