Ruas do Centro, Olaria e Conselheiro ganham nova sinalização

Vaga para estacionamento de veículos de pessoas com dificuldade de locomoção foi recriada na Praça Getúlio Vargas
sexta-feira, 16 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Fotos: Smomu
Fotos: Smomu

Os sinais, faixas e placas de trânsito têm recebido manutenção e reparos  recentemente pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo (Smomu). Nas últimas semanas as melhorias ocorreram em ruas do centro da cidade, do bairro Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino. Uma vaga para o estacionamento exclusivo de veículos de pessoas com dificuldades de locomoção (condutor ou passageiro) foi realocada na Praça Getúlio Vargas, 171, em frente ao casarão onde funciona a Fundação Dom João VI.

O secretário da Smomu, Fabrício Medeiros, informou que também foi providenciada a revitalização das marcas de canalização ao redor da rotatória no distrito de Conselheiro Paulino, próxima à Igreja Santa Terezinha. Além disso, foi revitalizada a marcação de duas vagas de curta duração e do ponto de parada no sentido Centro. Para evitar conflitos e acidentes de trânsito foram implantadas linhas com a sinalização “dê a preferência” e suas respectivas placas, ordenando o direito de preferência para passagem.

Ainda em Conselheiro Paulino, o ciclo de abertura dos semáforos da interseção entre a Avenida Governador Roberto Silveira com as ruas José Álvarez Gomez (ponte de acesso ao Jardim Califórnia) e Adriano Afonso foi alterado, tendo nova sequência. A alteração, em caráter experimental de 60 dias, visa reduzir o conflito entre os fluxos de veículos na interseção da Rua José Álvarez Gomez com a Avenida dos Ferroviários e Rua Joaquim da Rosa Pinheiro.

Nos últimos dias, uma equipe da Smomu deu apoio à empresa prestadora de serviços de monitoramento de avanço de semáforos para troca de um braço projetado na esquina da Avenida Comte Bittencourt com a Rua Augusto Cardoso, após danos. Outro apoio foi prestado à Subprefeitura de Olaria para limpeza do canteiro central da Avenida Conselheiro Julius Arp, a partir do Paissandu até a altura do acesso ao bairro Bela Vista. O trabalho teve continuidade nesta área com a revitalização da pintura das lombadas da Rua Romão Aguilera Campos, entre os bairros Olaria e Cônego. 

Já a revitalização da sinalização de trânsito prosseguiu no entorno da Praça 1º de Maio, em Olaria, onde foram adequadas as placas, em concordância com a sinalização semafórica, proibindo os movimentos conflitantes com os focos de pedestres. Foi corrigido também o posicionamento de algumas placas, para que atendam ao principal quesito da sinalização, que é a garantia da percepção. Já foram revitalizadas diversas faixas de pedestres e esse trabalho terá continuidade nesta semana. 

A sinalização de sentido de circulação das vias ou pistas também está em fase de adequação e já foram substituídas ou implantadas dez placas de trânsito no bairro Olaria, trabalho este que será realizado em toda a cidade, a princípio, sem aquisição de novas placas, apenas com reforma das incorretas existentes nos cruzamentos.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito