Rio de Janeiro recebe 46.800 doses da vacina Pfizer

Segundo especialistas, o imunizante da Pfizer usa uma tecnologia diferente das duas vacinas que já estão sendo aplicadas no Brasil (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca)
quarta-feira, 05 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Dado Ruvic-Reuters)
(Foto: Dado Ruvic-Reuters)

As doses da nova vacina contra a Covid-19, da indústria farmacêutica Pfizer, serão usadas para imunização no município do Rio de Janeiro, conforme orientação do Ministério da Saúde. A expectativa é que as próximas doses sejam distribuídas para o interior do Estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde (MS), na última segunda-feira, 3, pelo menos 46.800 doses da vacina Pfizer contra Covid-19.  

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina será destinada à primeira aplicação de pessoas com comorbidades (doenças crônicas), gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência permanente. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 12 semanas.  

Segundo especialistas, o imunizante da Pfizer usa uma tecnologia diferente das duas vacinas que já estão sendo aplicadas no Brasil (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca). A vacina é feita por meio de um RNA mensageiro. Funciona assim: em laboratório, os cientistas criam uma “cópia” do material genético do vírus. O sistema imunológico desencadeia uma reação que cria uma defesa contra o verdadeiro vírus.

A grande vantagem dessa tecnologia é que não é preciso cultivar o vírus em laboratório, o que a torna mais barata. O RNA mensageiro é um fragmento de material genético que não modifica de maneira nenhuma o nosso material genético, mas ele é capaz de fazer com que a célula produza uma proteína do vírus que é mais relevante para a produção de anticorpos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: