A concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, a Energisa Minas Rio, divulgou nesta semana um balanço das inspeções diárias que suas equipes fazem na rede elétrica para detectar possíveis fraudes, conhecidas como “gatos de luz”, que é o desvio de energia que passa a ser captada diretamente da rede sem ser contabilizada pelos relógios medidores das residências. Somente este ano, a concessionária identificou, pelo menos, 117 casos de fraude deste tipo. Com isso foram recuperados mais de 233 mil kWh, o suficiente para abastecer cerca de 1.942 residências por mês. Para combater essas atividades ilegais, foram realizadas mais de duas mil inspeções entre janeiro e abril.
Outro desafio enfrentado pela Energisa é o furto de transformadores. Entre janeiro e março deste ano, 12 equipamentos foram furtados, com maior número de casos nos municípios mineiros de Cataguases e Manhuaçu, onde a empresa também atua. Desde 2023, a Energisa Minas Rio tem observado um aumento significativo nos furtos de transformadores, totalizando 108 equipamentos até o momento.
Esses incidentes geraram um prejuízo acumulado de mais de R$ 830 mil, impactando diretamente a qualidade do fornecimento de energia elétrica. De acordo com a concessionária, esse tipo de fraude pode ocasionar interrupções no fornecimento tanto para as residências, como para instituições essenciais, como hospitais, escolas, creches e na segurança pública dos municípios. Além dos impactos financeiros, os “gatos de luz” e os furtos de transformadores representam riscos à vida, como choques elétricos e incêndios.
“Intervir na rede elétrica sem a devida capacitação é extremamente perigoso. Somente profissionais das concessionárias de energia elétrica devem manusear a rede aérea. Além do risco de choques elétricos, essas ações irregulares podem causar curtos-circuitos, incêndios e interrupções no fornecimento de energia. É fundamental que qualquer intervenção seja realizada por profissionais habilitados para garantir a segurança de todos e evitar prejuízos financeiros e danos à comunidade,” alerta Valtair Teodoro, gerente de construção e manutenção da Energisa Minas Rio.
Como denunciar
A Energisa colabora com as delegacias locais para investigar furtos de transformadores e de energia elétrica. O furto de um transformador de energia elétrica é considerado crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal. A pena prevista para esse crime é de reclusão de um a quatro anos e multa. Combater os furtos de cabos e transformadores é essencial para garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia elétrica.
A Energisa fiscaliza frequentemente a rede elétrica para identificar irregularidades, mas as denúncias são fundamentais para combater essas ações. Ligações clandestinas, furto de transformadores e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 032 0196, pelo WhatsApp www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On.
Deixe o seu comentário