Reparos no traffic calming recém-inaugurado devem durar uma semana

Agentes da Smomu também removeram semáforo em frente ao fórum
terça-feira, 04 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Os ajustes no traffic calming da Avenida Euterpe (Fotos: Henrique Pinheiro)
Os ajustes no traffic calming da Avenida Euterpe (Fotos: Henrique Pinheiro)

Exatamente cinco dias após ser finalizado, o traffic calming (faixa elevada para a travessia de pedestres) construído na Avenida Euterpe Friburguense começou a ser refeito pela Prefeitura de Nova Friburgo nesta terça-feira, 4, após inúmeras reclamações de motoristas que se queixavam da altura da passagem elevada. Também nesta terça, agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) fizeram a remoção de toda a estrutura (poste, braço e sinal luminoso) do semáforo que ficava localizado em frente ao fórum. Em seguida, o equipamento foi reinstalado alguns metros atrás, para funcionar de forma integrada com o traffic calming, já que só a passagem elevada não estava garantindo a vez e, tampouco, a segurança dos pedestres na travessia da movimentada avenida.

Procurada por A VOZ DA SERRA, a Prefeitura de Nova Friburgo informou em nota que “a previsão é de que com fatores climáticos favoráveis, o serviço seja concluído em até uma semana”. Já com relação ao semáforo, a nota diz que “a expectativa é de que a instalação do sinal ocorra logo após a conclusão desta intervenção”.

Com isso, o trânsito na Avenida Euterpe Friburguense seguirá em meia pista até a conclusão das obras, o que está causando pequenas retenções devido ao grande fluxo de veículos, sobretudo nos horários de pico. 

Polêmica

A construção da faixa elevada foi iniciada em 21 de janeiro e concluída no dia 30 do mesmo mês, no entanto, gerou inúmeras reclamações de motoristas insatisfeitos com o resultado da intervenção. A principal queixa era quanto a altura da passagem elevada, visivelmente maior do que as outras já existentes na cidade – no Paissandu e na Rua General Osório, o que faz com que alguns veículos raspem ou batam o parachoque e o fundo na estrutura de concreto. Além disso, nesse curto período pelo menos três acidentes com motociclistas já foram registrados no local.

Esse tipo de redutor de velocidade faz parte das ações da prefeitura para dar mais facilidade e segurança nas travessias e, consequentemente, inibir o excesso de velocidade em Nova Friburgo, desde abril de 2018. Só na Rua General Osório, via que concentra diversas escolas, cursos, clínicas, e hospitais já foram instalados quatro traffic calmings. A Avenida Conselheiro Julius Arp também tem duas faixas de pedestres elevadas e Olaria mais uma, na altura do Posto de Policiamento Comunitário (PPC).

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | Trânsito