Relações institucionais: a 12ª pergunta da sabatina do AVS com os candidatos a prefeito

Um dos principais papéis do chefe do Executivo municipal é o de articulador político junto a outros poderes e esferas de governo
terça-feira, 27 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Relações institucionais: a 12ª pergunta da sabatina do AVS com os candidatos a prefeito

A VOZ DA SERRA pergunta: Ainda que não seja previsto formalmente, um dos principais papéis do prefeito é o de articulador político junto a outros poderes e esferas de governo, a fim de interceder pelos interesses da população que representa. A pergunta, portanto, se divide em duas partes: como pretende exercer esta função, e quais as pretensões de seu governo em relação a projetos e iniciativas que dependam de parcerias institucionais? (Respostas por ordem alfabética)

 

Alexandre Cruz

“O prefeito no exercício do seu mandato tem que se abster das disputas eleitorais. A posição político partidária não pode se sobrepor aos interesses da população. O prefeito precisa ter bom relacionamento com o Governo do Estado e também com o Governo Federal, independente de quem esteja nesses cargos. É preciso ter bom relacionamento, ter bons projetos e a prefeitura tem que estar com todas as certidões em dia para poder pleitear e conseguir obras para o município. Em Nova Friburgo, existem obras paralisadas do Governo do Estado e do Governo Federal, como por exemplo, a ponte de Lumiar, encostas no Córrego Dantas e Vilage, as obras da creche, escola e posto de saúde do Terra Nova, a continuidade das obras no Rio Bengalas, além de várias outras, só aguardando a ordem de início. O prefeito não pode esperar. Tem que buscar a liberação dessas obras com a ajuda de todos. Os deputados que tiveram votos em Nova Friburgo têm que ajudar. Basta de se eleger aqui e ficar quatro anos sem trazer uma obra, um palmo de asfalto para Nova Friburgo. A retomada dessas obras além de ser importantes para o município também geram emprego e renda na construção civil, ajudando na retomada da economia.”

 

André Montechiari

“As relações institucionais entre os poderes será um grande desafio para o novo prefeito. Existe um modelo vigente que precisa ser quebrado. Hoje as interferências do Judiciário e do Legislativo no Executivo são muito fortes. A busca da eterna governabilidade gera uma política de troca de favores com o Legislativo, aumentando o número de cargos comissionados e gastos e reduzindo a eficácia da máquina pública. O Executivo não consegue cumprir todas as exigências legais e população busca socorro no Judiciário, gerando milhares de ações contra o Executivo. No próximo governo, esta relação será ainda mais difícil. Com orçamento reduzido pela crise, fraco apoio popular e poucos vereadores na base partidária. Nossa relação será de muita conversa e divisão de responsabilidade nas ações. É inaceitável que vereadores cheguem a ter mais de 100 funcionários nomeados pelo prefeito. Cada poder tem que entender o seu papel e cumpri-lo de forma complementar. Vamos reunir os três poderes frequentemente. O diálogo será a arma para a busca de soluções que atendam os verdadeiros interessados: A população. Nosso legado é mostrar que é possível uma nova forma de governar.”

 

Arthur Mattar

“Em nosso Plano de Governo apontamos diversas mudanças legislativas necessárias ao bom funcionamento de nossa cidade. Sejam parcerias público privadas, convênios ou criação, adaptação e adequação de inúmeros projetos, ações ou leis. Por isso vamos buscar sempre o diálogo franco e enriquecedor entre todos os entes, tanto a Câmara de Vereadores quanto com quais outras instituições, e com a população que participará dos projetos de forma ativa. Por isso mesmo pretendemos dar valor aos bairros, dando especial atenção à qualidade, acessibilidade e densidade da rede pública municipal de equipamentos coletivos com diálogo frequente entre as associações de moradores e fomentar a criação de outras em bairros que não possuam; vamos estabelecer uma sala da prefeitura em cada bairro para buscar soluções rápidas e técnicas para acelerar o crescimento e desenvolvimento; vamos fortalecer as relações com instituições acadêmicas de Nova Friburgo e outras que visem a promoção de projetos sociais, culturais e esportivos. Vamos ainda instalar em Brasília, o escritório de representação do município, objetivando o relacionamento com os órgãos federais em busca de recursos para Nova Friburgo.”

 

Cacau Rezende

“Exato: o prefeito como articulador das forças, expertises e talentos locais no sentido de gerar um arco de alianças poderoso em nome dos projetos prioritários, aqueles mesmos que estamos apresentando nas últimas 11 edições de A VOZ DA SERRA. É claro que há que se resgatar primeiro a palavra pública - de todos - uma nova esfera pública onde o ‘eu’ fique de fora e o ‘nós’ prevaleça. Depois, temos que organizar a sociedade com suficiente força política para exigir dos governos ações planejadas e participativas, caso contrário, não teremos um avanço que se sustente no tempo. Novos mecanismos de participação da sociedade devem ser aplicados em sua inteireza como - por exemplo - os conselhos municipais deliberativos. Para que isso aconteça, faz-se necessário estabelecer - como dito acima - um grande arco de alianças entre todos os atores da sociedade; comércio, indústria, prestadores de serviços, entidades públicas e privadas, trabalhadores e profissionais de todas as áreas, de todas as ciências e - principalmente - o cidadão. Finalmente, constituir uma equipe técnica profissional capacitada para a gestão, análise e desenvolvimento dos projetos de interesse público.”

 

Cláudio Damião

“O prefeito precisa ser um articulador de políticas públicas, alguém que construa pontes, que dialogue permanentemente na defesa dos interesses do município e da população. Do ponto de vista institucional seremos abertos na defesa das políticas públicas através de frentes com o setor produtivo, com as diversas secretarias de estado, no diálogo com ministérios na busca de projetos e recursos para Nova Friburgo. Um dos exemplos é o término da obra do Hospital do Câncer. Faltou mais articulação do prefeito em liderar esse movimento, em chamar todos os prefeitos da região, beneficiários que serão dessa conquista, para aturarem junto ao governo do Estado. Mas não é só isso, buscaremos as emendas parlamentares, fonte de recursos novos para a implantação de projetos em Nova Friburgo. Outra vertente é o contato com universidades na ampliação de cursos e na consolidação da presença dessas instituições no município, assim como com o Cefet. Essas instituições são importantes na área educacional e no estabelecimento de parcerias e de projetos de pesquisas que poderão vir a ser desenvolvidos. O diálogo com os diversos setores trará Nova Friburgo para um cenário de ação como não antes visto.”

 

Delegada Danielle Bessa

“A habilidade política do prefeito é muito importante para o sucesso de sua gestão. O prefeito é o porta-voz dos interesses municipais perante a Câmara de Vereadores e demais esferas de governo. O prefeito precisa do apoio da maioria na Câmara para aprovar leis que necessita para administrar o município. Ele precisa saber negociar. Passei mais de 20 anos como delegada e aprendi a ser pragmática. Ser pragmático é ser prático, ter objetivos, fugir do improviso. Resolvo problemas de forma ágil, com honestidade e firmeza. Foco mais em soluções do que em obstáculos e isso é crítico para qualquer negociação. Com relação a parcerias, vou liderar iniciativas que busquem cooperação com o Estado e a União. Vou organizar a defesa dos nossos interesses, garantindo que a cooperação financeira parta de bases sólidas e seguras, que garantam para nós um fluxo regular e justo de recursos. Friso, ainda, meu excelente relacionamento com parlamentares da base de apoio do Governo Bolsonaro que, certamente, vão somar na luta por recursos de crédito de bancos públicos e agências governamentais que fazem empréstimos para municípios, além, claro, de poder dirigir emendas parlamentares ao nosso município.”

 

Dr. Luis Fernando

“O prefeito tem que governar para todos e não apenas para os que votaram nele. Não quero ser o representante de qualquer político, já passamos há muito da época dos déspotas e dos prefeitos biônicos. Meu compromisso será de um governo pragmático, que represente o povo friburguense em sua pluralidade. O diálogo com representantes políticos de centro, esquerda e direita não só é base da democracia, como também garante que nosso município não fique refém de mudanças nos cargos de governador, presidente e do Legislativo nas próximas eleições. Como parte de nossa política de habitação, buscaremos expansão das linhas de crédito imobiliário pela Caixa Econômica Federal. Além disso, reiteramos a prioridade da saúde em nosso governo. Criaremos e capitanearemos um consórcio com os municípios atendidos pelo Hospital Raul Sertã. Cobraremos a conclusão do Hospital do Câncer na Ponte da Saudade, negociaremos a expansão do polo universitário com a vinda de um curso de medicina e buscaremos recursos para a construção do Hospital da Criança e da Clínica de Olhos (duas áreas atualmente sem cobertura pelos convênios da prefeitura) em uma área no centro, atualmente sem uso e que já pertence ao poder municipal.”

 

Hugo Moreno

“A candidatura do PSTU é socialista, da esquerda proletária e pautada pelos ensinamentos de Karl Marx, Vladimir Lenin e Leon Trotsky, expoentes da luta pela libertação dos povos ao redor do mundo. Os governos federal e estadual, por sua vez, assumem linha diametralmente oposta, ultradireitista e adepta dos primórdios do liberalismo econômico. Friburgo Operária, neste contexto, criará a empresa de obras públicas, cuja primaz atribuição será a articulação da fase de elaboração de projetos com a de execução. A racionalização do processo de trabalho importará na elevação do padrão de qualidade dos projetos executivos instrumentalizadores de captação federal e estadual de recursos. O fim da sombra das empreiteiras sobre o erário municipal sobrepujará a capacidade de investimento e a autonomia financeira da prefeitura, otimizando o espaço fiscal suficiente para eventuais contrapartidas e o saneamento das contas públicas. O relacionamento institucional com as demais esferas de poder será republicano e inadmitirá concessões de ocasião, sendo pautado pelos interesses da maioria proletária e oprimida. Eis o compromisso de Friburgo Operária para com a plenitude de vida do povo friburguense.”

 

Johnny Maycon

“Ao longo do nosso mandato de vereador sempre fomos abertos ao diálogo com a população e com todos os segmentos de Nova Friburgo. Quando fui presidente da Comissão Especial que reformulou a Lei Orgânica Municipal, propus dezenas de audiências públicas para ouvir os cidadãos e as instituições, pois entendemos que a melhor forma de diagnosticarmos as deficiências da sociedade e encontrar as soluções é ouvindo as pessoas. Na nossa atuação como prefeito não será diferente, teremos um diálogo permanente com os outros poderes e esferas e quando necessário realizaremos as devidas cobranças, como por exemplo, em relação a construção do Hospital do Câncer. Em nosso plano de governo há a previsão de inúmeras parcerias institucionais para implementação de projetos que gerem benefícios aos munícipes. Na nossa gestão, vamos aproveitar todas as emendas parlamentares, independentemente das ideologias e posicionamento do político, pois afinal de contas desenvolver Nova Friburgo deve estar sempre acima de qualquer outro interesse.”

 

Juvenal Condack

“Diante da fragilidade orçamentária de Nova Friburgo e do atual cenário de pandemia, precisamos unir esforços com deputados, empresários e com a sociedade civil para compensar as dificuldades financeiras e, principalmente, interromper o ciclo de empobrecimento das nossas comunidades. E para isso, estabelecer e manter um contato direto com representantes políticos do Executivo e do Legislativo facilita a vinda de recursos das esferas superiores para o município. Precisamos dar dignidade, qualidade de vida e fazer mais pela população de baixa renda. Neste sentido, entre alguns dos projetos do Plano Mais, posso destacar a construção de, pelo menos, três projetos habitacionais em pontos distintos do município. Estes conjuntos contarão com infraestrutura, creches, praça de esportes, transporte e até ciclovias. E para conseguir executar projetos como este, o prefeito não pode se distanciar das esferas federal e estadual e precisa dialogar sempre que necessário. Acredito na capacidade dos friburguenses e no potencial de cada setor da nossa economia, mas para trazer mais recursos para Nova Friburgo, o poder público tem que atuar junto e fazer a sua parte.”

 

Lucidarlen Novaes

“O sucesso da gestão de um município depende não somente de boas ideias, mas também de habilidade para desenvolver relacionamentos seja nos diferentes poderes e esferas como também com instituições com as quais formaremos parcerias. Para que nossos encontros alcance resultados positivos, nossa equipe de trabalho contará com pessoas capacitadas, escolhidas e se preciso for, treinadas para que dentro de seu ramo de trabalho venha desempenhar uma excelente função, com competência para atingir metas e alcançar os objetivos propostos pelo nosso plano de governo. Faremos a interlocução entre as instituições viabilizando contratos de licitações benéficos e viáveis para ambas as partes, consolidando relações firmes e promissoras e que vão de encontro às necessidades e anseios da população.”

 

Mariozam da Rádio

“O governo Mariozam da Rádio vai trabalhar nas esferas municipal, estadual e federal com muita clareza e transparência, criando um relacionamento de poderes independentes mas voltado para a população. Estar presente em todas as sessões da Câmara Municipal para esclarecimentos aos vereadores e população e exigir também do Poder Legislativo que faça o seu papel de fiscalizador do governo e que contribua também com a sociedade no que diz respeito a cortes de repasses municipais para a Câmara Municipal que hoje é de 6% para 3%, pois em um momento difícil pós- pandemia se faz necessário. Serão montados dois escritórios de representação de Nova Friburgo: Rio de Janeiro e Brasília para exigir que sejamos ouvidos e atendidos em nossos projetos para saúde, educação, habitação, segurança, agricultura, indústria e tantos outros. Um governo tem que estar em contato cordial entre poderes para que seja repleto de êxitos. Dinheiro público tem dono e tem que ser investido nos lugares que seja de benefício coletivo e não de grupos.”

 

Renato Bravo

“Minha gestão tem essa característica desde o início, porque meu princípio e conduta são voltados a parcerias efetivas e institucionais, e o gestor moderno tem que estar aberto às forças produtivas, sociedade civil, poderes Judiciário e Legislativo e instâncias representativas. Não há outro caminho que não seja esse, pois a prefeitura não tem como dar conta de todas as demandas de um município do porte de Nova Friburgo sem a interlocução efetiva em prol do avanço de uma política desenvolvimentista, que tenha em seu escopo a proteção social da população e o fomento da economia local, tendo por base a sustentabilidade. Meu diálogo com setores produtivos visa fomentar melhorias no ambiente de negócios e atrair empresas e investimentos, além de promover análises e estudos de viabilidade a iniciativas empreendedoras e integrar setores da administração com parcerias estratégicas. Destaco a formalização de pequenas e médias empresas, iniciativas de estímulo à redução da informalidade, acesso a leis de incentivos fiscais municipais, estaduais e federais e a créditos subsidiados, o que facilita o aquecimento dos negócios. Seguirei com essas aproximações e focado em atrair oportunidades.”

 

Sérgio Louback

“Agiremos no sentido de privilegiar nossas vocações produtivas, preservar a nossa cultura, a nossa história, buscando autonomia, e quando for necessário, buscaremos, sim, parcerias que agilizem os processos. Eu tenho experiência nos três poderes. Sou advogado e já trabalhei no Executivo. Sou vereador e já fui deputado. Essa vivência me capacita para cumprir o papel de articulador para trazer os equipamentos públicos e recursos que a cidade precisa. Na elaboração do nosso plano de governo, fiz diversos contatos com ministérios em Brasília para adequar nossas propostas a projetos que já possuam verbas disponíveis. Como deputado, atuei diversas vezes na intermediação para trazer recursos para Nova Friburgo. Nesse sentindo, vamos trabalhar junto ao presidente Bolsonaro, em especial, para a realização de obras de infraestrutura. Sob o comando do Rosalvo Vasconcellos, que atuou por mais de 20 anos em Brasília como assessor parlamentar, contaremos com um escritório permanente na capital, abrindo caminho e buscando verbas pré-aprovadas para os setores junto aos ministérios e secretarias federais.”

 

Silvia Faltz

“Política se faz com programa, propostas, projetos e ideias. A história e o legado do meu partido, o PT - Partidos dos Trabalhadores, fala por si só. Quando fomos Governo Federal, sempre dialogamos com as demais instâncias (estaduais e municipais) e com demais poderes (Legislativo e Judiciário), sem olhar cor partidária, de forma republicana. Mas, temos lado. Defendemos os trabalhadores e trabalhadoras, os pobres e humildes, os sem vez e sem voz, os negros e negras, os favelados, os sem teto, sem-terra e sem emprego, os mais vulneráveis. O país passa por um momento de obscurantismo e negacionismo. Vamos dialogar com todos e todas que tenham apreço pela democracia, pelas liberdades democráticas, pelo Estado Democrático de Direito. Vamos construir parcerias com entes públicos e privados que tenham como foco os direitos do povo, e que estejam dispostos a ajudar a reconstruir não apenas Nova Friburgo, mas o país. Com o fascismo não se dialoga, se combate. E com firmeza. Vamos conversar com governadores e prefeitos, senadores, deputados e vereadores, com ministros do Judiciário, mas também com entes internacionais, para costurar parcerias e projetos.”

 

Wanderson Nogueira

“Nova Friburgo é uma cidade cheia de potenciais, com um povo trabalhador e talentoso, com grande capacidade de se reinventar. Falta um governo que articule, busque parceria e promova o nosso desenvolvimento. Eu serei esse prefeito. Eu fui deputado estadual e sei como abrir portas e ter o respeito das autoridades estaduais ou federais. Vou ter comigo a melhor equipe na elaboração de projetos, usando nisso o melhor da inteligência das universidades e vou trazer para cá experiências bem sucedidas que outras cidades do Brasil possuem. Por seu tamanho e importância econômica, Friburgo tem um papel natural de liderança da região. Vamos liderar o Centro-Norte do Rio na busca por mais recursos na saúde, por exemplo. E vamos buscar também parcerias e investimentos de entidades privadas, nacionais e internacionais, saindo da acomodação de só tratar disso com órgãos públicos. No meu governo Friburgo vai exercer esse papel e através projetos de excelência, autoridade moral e capacidade de diálogo, vai sair dessa situação de isolamento institucional que só atrasa nossa cidade.”

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições