A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado, 10, mais uma ação especial Dia D de vacinação contra a gripe. As salas de vacinação de cinco unidades básicas de saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 15h para atender os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A vacinação será realizada nos postos Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Waldyr Costa, no distrito de Conselheiro Paulino; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo. A aplicação ocorrerá conforme a disponibilidade de doses. O Dia D contra a gripe será realizado neste sábado nacionalmente com a previsão do Ministério da Saúde de imunizar 81,6 milhões de brasileiros.
Em Nova Friburgo, os grupos contemplados para este Dia D incluem: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das áreas da saúde e da educação; pessoas em situação de rua; trabalhadores da segurança, transporte e Correios; indivíduos com comorbidades (doenças crônicas), imunossuprimidos e pessoas com deficiência permanente.
Na capital fluminense e em alguns estados a campanha de vacinação contra a gripe já foi ampliada para toda a população. No Estado do Rio de Janeiro, essa possibilidade ainda está sendo estudada pelas autoridades de saúde.
Para receber a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), caderneta de vacinação e um comprovante de vínculo com o grupo prioritário.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação para reduzir os riscos de complicações decorrentes da gripe, principalmente entre os públicos mais vulneráveis. Vacinar-se é um ato de proteção individual e coletiva.
Meta do Ministério da Saúde
Para evitar a infecção pelo vírus da Influenza, o Ministério da Saúde orienta a vacinação de todos os grupos mais vulneráveis às complicações da doença. O público-alvo estimado para a campanha de vacinação contra a gripe é de 81,6 milhões de pessoas em todo o Brasil, com a meta de vacinar pelo menos 90% das crianças, gestantes e idosos. Para os outros grupos serão contabilizadas as doses aplicadas.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, Tatiana Portela, faz um alerta: “É muito importante que todas as pessoas dos grupos de risco, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e idosos, procurem um posto de saúde para se vacinar contra o vírus”, reforça.
O imunizante contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes. Vale lembrar que as vacinas são seguras, eficazes e de graça. Os sinais conhecidos da gripe são febre, tosse, dor de garganta, de cabeça e pelo corpo. Com a proximidade do inverno, os casos de infecções virais respiratórias aumentam. No caso dos adultos, a intensidade dos sintomas pode variar. Mas grupos como crianças, gestantes e idosos podem apresentar complicações, desde uma sinusite a quadros mais graves como pneumonias e até morte. (Com informações do site Brasil 61)
Deixe o seu comentário