Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado nesta quinta-feira, 8, ao mundo como o 267º papa da Igreja Católica, diretamente da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede Francisco, falecido no último dia 21 de abril.
O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu pouco mais de uma hora depois que a fumaça branca surgiu da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, no início da tarde desta quinta-feira, sinalizando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso.
A escolha do novo papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira, 7. A fumaça branca colocou a multidão reunida na Praça de São Pedro em êxtase.
O ritual
Segundo o Vaticano, após a aparição de Robert Francis Prevost na janela da Basílica de São Pedro, ele retornou à Capela Sistina, onde iniciou-se uma breve cerimônia, introduzida pela saudação do cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos.
O cardeal-sacerdote mais antigo leu então uma passagem do Evangelho. O protodiácono, em seguida, ofereceu uma oração pelo papa recém-eleito. Logo depois, todos os cardeais eleitores, em ordem de precedência, aproximaram-se para saudar o novo pontífice e jurar-lhe obediência. A cerimônia terminou com o canto do Te Deum, conduzido pelo próprio papa recém-eleito.
Quem é o novo papa
De perfil progressista e próximo a Francisco, o novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti. Ele abriu seu primeiro discurso falando de paz: "A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.
Primeiro papa norte-americano da história, Prevost, que havia se tornado cardeal há apenas dois anos, liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco, além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor.
"Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem". Nascido em Chicago, Prevost construiu sua carreira eclesiástica no Peru — em seu discurso, inclusive fez uma mensagem em espanhol agradecendo à Diocese do país latino-americano. Foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.
Ele também e é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal em 2023, indicando que o conclave seguiu a tendência de que deveriam escolher um nome de continuidade e perfil pragmático. Prevost é também considerado discreto e conciliatório. Ele fez menção ao antecessor em seu primeiro discurso nesta quinta. "Obrigado, papa Francisco", disse o novo papa. (Com informações da Agência Brasil e G1)
Deixe o seu comentário