Nova lei determina câmeras de monitoramento em hotéis para pets

Medida permite que tutores possam acompanhar seus animais a distância
quarta-feira, 30 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Flickr)
(Foto: Flickr)

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou, nesta quarta-feira, 30 de abril, uma lei que obriga a instalação de câmeras de vigilância em creches e hotéis para animais de estimação no Estado do Rio de Janeiro. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Bruno Boaretto (PL), também garante aos tutores a possibilidade de acompanhar seus pets a distância.

A lei determina que estabelecimentos com capacidade para abrigar mais de 50 animais simultaneamente deverão instalar câmeras nas áreas comuns, como espaços de alimentação, recreação e dormitórios. Já para locais com capacidade inferior, será permitido adotar um protocolo de segurança alternativo, que deve ser informado no momento da contratação do serviço.

As câmeras deverão ser posicionadas de forma estratégica, garantindo ampla visibilidade dos ambientes e contribuindo para a proteção dos animais. As gravações devem ser armazenadas por um período de 90 dias em sistemas eletrônicos seguros e poderão ser acessadas por autoridades competentes, caso haja necessidade. No entanto, fica expressamente proibido utilizar essas imagens para fiscalizar os funcionários.

A nova regra também estabelece que os donos de hotéis e creches devem comunicar aos tutores, no momento da contratação, sobre a existência do sistema de monitoramento. A exigência será ajustada conforme o porte do local, considerando fatores como o número de animais atendidos, a área física e a capacidade de adaptação do espaço.

O não cumprimento da lei poderá resultar em advertências e penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na lei  9.605/98, que trata de crimes ambientais. Os estabelecimentos terão um prazo de 180 dias a partir da publicação da lei para se adequar às novas exigências.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: