Desde domingo, 26, vários provedores de internet do Estado do Rio de Janeiro estão sofrendo ataques de negação de serviço (DDoS).
De acordo com a Voar Telecom, o seu provedor está sendo alvo de Ataques de negação de serviço (DDoS), causando sobrecarga em servidores, o que acaba causando lentidão e até mesmo interrupções temporárias da internet para os clientes.
“Este problema está ocorrendo em diversos provedores de internet, não somos o único, infelizmente é um caso que não temos controle da situação e estaremos fazendo de tudo o que for possível para que nossos clientes tenham o menor impacto possível. Nosso suporte está 100% de prontidão e tentando resolver caso a caso, mas de toda forma, não é possível localizar a origem, e nem sempre conseguimos conter 100% dos casos”, diz a nota.
Ataque de Negação de Serviço ou Ataque DDoS
São ataques cibernéticos maliciosos que tem como objetivo sobrecarregar ou até mesmo derrubar um determinado servidor ou site.
Todo servidor possui um limite máximo de uso para atender diversos dados, os ataques buscam ultrapassar esse limite para causar uma lentidão ou queda total, mas não há roubo de dados ou algo parecido quando ocorre esse ataque.
Essa é uma tática de mercado anticompetitiva que vem sendo utilizada para derrubar concorrentes e causar prejuízos, é uma ação de concorrência desleal.
Todos os ataques serão reportados às autoridades policiais. Ataque DDoS é crime previsto em lei (Lei nº 12.737 de 2012) - "Interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública” e possui pena de detenção de um a três anos e multa.
Deixe o seu comentário