Prefeitura cria força-tarefa para acelerar registro de vacinados em Friburgo

Medida foi tomada em resposta a uma orientação recebida do governo do estado
segunda-feira, 16 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura cria força-tarefa para acelerar registro de vacinados em Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo criou uma força-tarefa para acelerar o lançamento de dados no sistema e a atualização do cadastro nacional de vacinação contra a Covid-19. O cadastro é importante para o Ministério da Saúde controlar o envio de doses para os estados e, ao mesmo tempo, permite a comprovação legal de conclusão do esquema vacinal, inclusive para viagens aos exterior.

A medida foi tomada em resposta a uma orientação recebida do governo do estado.

No sábado, 14, em sua coluna “Observatório”, o jornalista Wanderson Nogueira tratou o caso como ultimato: sem a atualização imediata do sistema, o estado deixaria até de enviar novas remessas de imunizantes ao município. A prefeitura nega esta urgência.  Segundo a Secretaria de Saúde, a equipe de coordenação está fazendo os lançamentos da vacinação contra a Covid-19 regularmente, e atrasos podem acontecer devido ao grande número de vacinados por dia.

Segundo o colunista, menos da metade das vacinas aplicadas foi lançada no sistema, o que estaria prejudicando o Estado do Rio no mapa de vacinação nacional e na solicitação de mais doses ao Ministério da Saúde.

Quem completa a vacinação contra a Covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses, pode obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site conectesus.saude.gov.br e do aplicativo para celulares do sistema Conecte SUS. O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que só permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

No entanto, A VOZ DA SERRA vem recebendo denúncias de leitores sobre o atraso do lançamento das vacinas aplicadas no sistema. Na semana passada, a prefeitura admitiu o atraso, alegando a grande quantidade de vacinas que passou a ser aplicada por dia.

Para casos de pessoas que vão viajar, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que os cidadãos procurem a Subsecretaria de Atenção Básica, que fica na Policlínica Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, das 9h às 16h, para que seja providenciado o registro da comprovação das doses.

O que diz a prefeitura

Em nota à resposta à coluna “Observatório”, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que não procede a informação de que recebeu um ultimato ou qualquer outra notificação que possa comprometer o recebimento de vacinas contra Covid-19. no município. Na verdade, o documento trata-se de uma orientação ao município para a atualização do cadastro de aplicação das vacinas, tendo em vista que o sistema do estado foi hackeado, ficando indisponível para processar algumas informações. A Secretaria de Saúde confirma o recebimento deste documento e informa que já encaminhou a resposta informando que já está adotando as medidas necessárias para que o lançamento dos dados seja agilizado.

A prefeitura informou ainda que a força-tarefa montada pela Secretaria Municipal de Saúde já está atuando há duas semanas para acelerar o lançamento dos dados da vacinação contra a Covid-19 no sistema. Esse mutirão conta com dois a três servidores de cada unidade para fazer a atualização dos cadastros.

Além disso, a Secretaria de Saúde está tentando viabilizar a informatização de todos os postos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo | saúde | vacina