Pneumonia: vacina é aliada na prevenção à doença que aumenta no inverno

Doses são oferecidas no SUS
quinta-feira, 22 de junho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Nova Friburgo vem registrando baixas temperaturas nas últimas semanas e o frio intenso deve continuar. O período costuma ser caracterizado pelo aumento de doenças respiratórias, entre elas a pneumonia. De acordo com especialistas, a doença não é causada pelo frio em si, mas por agentes infecciosos. Mas, com temperaturas muito baixas, há o comprometimento do sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável à infecção por vírus e bactérias, incluindo aquelas que causam pneumonia. O frio intenso também pode deixar as mucosas mais sensíveis, facilitando a infecção, além de neste período ser comum as pessoas ficarem mais aglomeradas em ambientes fechados, propiciando a proliferação dos vírus e bactérias.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza alguns tipos de vacina contra a pneumonia e outras doenças, como a Pneumocócica 10-valente (conjugada) que protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae. O esquema vacinal deve ser feito em quatro doses: 1ª dose aos 2 meses de idade; 2ª aos 4 meses e reforço aos 12 meses de idade. E, para crianças entre 1 e 2 anos e não vacinadas: duas doses com intervalo de dois meses.

Outro imunizante que faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) é a SUS Pneumocócica 13-valente (conjugada), disponibilizada somente nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) para os seguintes grupos especiais: maiores de 5 anos, incluindo adultos nas condições de HIV/Aids, pacientes oncológicos, transplantados de órgãos sólidos e transplantados de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea).

Já a vacina Pneumocócica 23-valente (polissacarídica) é disponibilizada para toda a população indígena acima de 5 anos, sem comprovação da vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) e para a população a partir de 60 anos, institucionalizada.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para obter informações sobre os locais de vacinação contra pneumonia, estoque de imunizantes e os procedimentos do público alvo da Pneumocócica 13-valente (conjugada) para receber a vacina, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos resposta.

O que é a pneumonia

A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões e pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, as pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Os sintomas são: febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar, secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada, toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue) e prostração (fraqueza). Entre os fatores de risco estão as mudanças bruscas de temperatura, resfriados mal cuidados, uso do ar condicionado, do álcool em excesso e do tabaco.

Tratamento

O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases. (Fonte: Ministério da Saúde)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: