Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) começam a receber o benefício, referente ao ano-base 2021, a partir do próximo dia 15 (quarta-feira da semana que vem). A consulta à disponibilidade dos valores e às datas de pagamento pode ser feita pelo portal Gov.br, do Governo Federal, ou pela Carteira de Trabalho Digital.
Têm direito ao abono salarial os trabalhadores que estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que receberam, de empregadores que contribuem para os programas, até dois salários-mínimos mensais, em média, no período trabalhado. É preciso ainda que os dados relativos a 2021 tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.
Terão direito a receber o abono salarial desta vez 22,9 milhões de trabalhadores, sendo que 20,4 milhões da iniciativa privada poderão receber o PIS, pago pela Caixa Econômica Federal. Os 2,5 milhões com direito pelo Pasep recebem pelo Banco do Brasil. Os valores variam de R$ 108,50 a R$ 1.302, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2021. (Agência Brasil)
Deixe o seu comentário