Obras de reforma paralisadas em posto de saúde de Mury

Conclusão do serviço estava prevista para abril. Unidade foi transferida para um anexo da Clínica Santa Lúcia
sexta-feira, 16 de junho de 2023
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Leitora via WhatsApp)
(Fotos: Leitora via WhatsApp)

A conclusão das obras da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Mury estava prevista para o dia 8 de abril, porém, de acordo com uma denúncia feita por uma leitora, até agora, nenhuma obra foi feita e o prazo de início era 10 de outubro de 2022. “Há meses que ninguém trabalha no local. A unidade foi transferida para um anexo da Clínica Santa Lúcia e está funcionando de forma precária”, relata a leitora. 

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para saber mais detalhes sobre a denúncia que recebemos da leitora. Em nota, o município informou que “está promovendo as obras de reforma na Unidade de Saúde da Família (USF) Mury, em função de problemas de construção do imóvel, conforme relatórios da Defesa Civil e Casa Civil. O serviço foi licitado em junho de 2022 e as intervenções começaram em 10 de outubro de 2022, mas, de acordo com a Secretaria de Obras, que é o setor responsável pela fiscalização do contrato, cerca de 45% do serviço já foi executado. Contudo, a empreiteira contratada teve atrasos no cronograma de execução e as obras foram paralisadas em abril deste ano. 

A prefeitura já fez as notificações à empresa sobre o atraso no andamento da obra e formalizou o procedimento administrativo para aplicação das penalidades cabíveis. Para a efetiva retomada das obras, um termo aditivo de prazo já está sendo elaborado junto à Procuradoria, de modo que a reforma seja concluída o mais breve possível.”

O que é uma USF?

A USF têm perfil semelhante a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), também voltada a atendimentos primários e o mesmo acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A diferença, no caso de uma USF, está na promoção da prevenção de doenças com grupos de moradores de cada território, por meio de agentes comunitários e assistentes sociais. Juntas, ambas as unidades resolvem grande parte dos problemas de saúde da população do zoneamento que está sob sua responsabilidade. É importante observar que UBS e USF atuam diretamente nos bairros onde as pessoas vivem.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: