Nova Friburgo tem manhã congelante: 3,6 graus em Três Picos

Temperatura baixa foi registrada na nova estação meteorológica da cidade
terça-feira, 11 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Thiago Lima)
(Foto: Thiago Lima)

Enquanto diversos institutos e sites especializados em meteorologia apontam temperaturas em elevação em grande parte do Brasil, período caracterizado como “veranico”, com registros de mais de 30 graus no município do Rio de Janeiro, Nova Friburgo segue na contramão registrando temperaturas congelantes neste outono. Ao amanhecer desta terça-feira, 11, por exemplo, a nova estação meteorológica instalada no Parque dos Três Picos, aferiu 3,6 graus, às 6h13. A temperatura foi uma das mais baixas registradas no país nesta reta final da estação.   

Foi preciso reforçar os agasalhos ao sair de casa, pois o frio permaneceu intenso, inclusive, na zona urbana, até, pelo menos, as 9h, quando o relógio digital da Avenida Alberto Braune, registrava 11 graus. O frio da madrugada foi o assunto de muitos friburguenses que chegavam ao centro para trabalhar. Nas lanchonetes, a procura por um café quentinho aumentou e a maioria dos clientes queixava-se do frio da última madrugada. “E olha que o inverno ainda nem chegou. Não sei que veranico é esse que os jornais da TV tanto falam. Aqui (em Friburgo) o frio chegou pra valer”, observou um morador. 

A estação meteorológica que registrou a temperatura inferior a 4 graus nesta manhã está instalada na localidade conhecida como Vale dos Deuses, no Parque dos Três Picos, bem no limite entre Nova Friburgo e Teresópolis, uma das regiões mais frias do estado do Rio. O equipamento foi doado pela metalúrgica Stam e é administrado pelo Instituto Friburgo Solidário, que monitora também outros equipamentos espalhados pela cidade. A estação está registrada no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e credenciada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Cemaden). 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: