Nova Friburgo é, sem dúvida, a ‘Cidade da Música’, por ter o privilégio de possuir três tradicionais bandas, entre as quais duas sesquicentenárias - a Euterpe e a Campesina Friburguenses - e a também mais que centenária, Euterpe Lumiarense. Neste fim de ano, mesmo com pandemia, elas não ficarão sem promover seus belos espetáculos aos friburguenses. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, foi organizada uma programação especial com apresentações virtuais das três bandas a partir deste fim de semana.
A programação começa com a Euterpe Friburguense que vai oferecer um ‘Abraço Musical’ aos profissionais de saúde, pacientes e seus familiares dos hospitais, bem como aos assistidos nas casas de repouso. A ação será neste sábado, 19, a partir das 14h nos hospitais Raul Sertã, São Lucas e Unimed, além da UPA. Já no domingo, 20, as apresentações terão início às 10h na Casa dos Pobres São Vicente de Paula, no Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), e nas praças de Olaria e do Cônego.
Ja o projeto Banda na Praça acontecerá também online com apresentação da Campesina Friburguense (foto acima, de Carlos Mafort), neste sábado, 19, a partir das 20h, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura de Nova Friburgo e da própria banda. Outra edição online está programada para a próxima quarta-feira, 23, também às 20h. Com as lives, a Campesina inicia a celebração dos seus 151 anos a serem completados no dia 6 de janeiro de 2021.
Já a banda Euterpe Lumiarense fará uma apresentação pela internet na próxima quarta-feira, 23, às 18h no projeto ‘Banda na Praça’, com participações de sua banda principal e da banda-escola, tendo a composição ‘Noite Feliz’, unindo ambas e com transmissão pelo seu canal no YouTube e pelas redes sociais da prefeitura. Com essa iniciativa, a Euterpe Lumiarense também vai iniciar a celebração do seu 130º aniversário no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro do distrito de Lumiar.
Quinze anos de Banda na Praça
Tradicionalmente com apresentações mensais, num convênio das três bandas friburguenses subvencionadas pela prefeitura - este ano interrompidas por conta da pandemia da Covid-19 - o projeto ‘Banda na Praça’ completou 15 anos de sua criação neste ano de 2020. O secretário municipal de Cultura, Mário José Bastos Jorge, disse que uma programação especial, temática mensal, estava sendo elaborada entre o final do ano passado e início deste ano. “Lamentavelmente não foi possível realizar a celebração de tão importante marca, 15 anos de atividades consecutivas desse programa tão importante para nossas agremiações musicais”, disse o secretário, acrescentando ainda que “as instituições fecham o ano oferecendo momentos de magia, que só a música é capaz de proporcionar, principalmente nesses momentos tão difíceis que vivenciamos”, afirmou Marinho.
Deixe o seu comentário