Moradores voltam a denunciar aglomerações de turistas sem máscaras em Lumiar

Pousadas e associações acusam donos de casas de aluguel por temporada de descumprirem decreto que impede hospedagens
sexta-feira, 12 de junho de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Lumiar com aglomerações neste feriado (Fotos de leitores; imagens estão com qualidade prejudicada pois foram feitas de longe)
Lumiar com aglomerações neste feriado (Fotos de leitores; imagens estão com qualidade prejudicada pois foram feitas de longe)

Causou polêmica nas redes sociais o teste feito por A VOZ DA SERRA mostrando que, em plena pandemia de coronavírus e na contramão do decreto municipal que proíbe hospedagens de qualquer tipo, reservas estão sendo feitas, de forma clandestina, na região turística de Lumiar. Moradores, empresários e dirigentes de associações afirmam que o setor hoteleiro local está fechado, assim como o comércio, e que essas hospedagens estão sendo feitas, à margem da lei, em casas particulares de aluguel por temporada, muitas delas “travestidas” de pousadas.

A VOZ DA SERRA esclarece que entende as dificuldades financeiras de todos os setores da economia afetados pelas restrições - e um dos mais prejudicados é o de turismo. Por outro lado, o jornal vem recebendo dezenas de denúncias de leitores, em sua maioria moradores  preocupados com o trânsito de turistas, a maioria deles sem máscaras, pelos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Um desses flagrantes foi registrado no feriado de quinta-feira, 11, quando várias aglomerações, inclusive de motociclistas, foram vistas no entorno do lago de Lumiar. A prefeitura confirmou ter feito fiscalizações nos dois distritos no feriado e que “uma aglomeração de pessoas em Lumiar foi desfeita após abordagem educativa”. 

Segundo um empresário do setor hoteleiro que pediu para não se identificar, as hospedagens clandestinas são oferecidas por casas de aluguel por temporada que se fazem passar até por pousadas, embora não recolham impostos como seus concorrentes formais. “São nessas casas que motociclistas de outras cidades se hospedam em grupos de dez, 20 pessoas”, disse ele.

Proposta: barreiras sanitárias

Dirigentes de associações acreditam que a instalação de barreiras sanitárias - uma opção já descartada pela Prefeitura de Friburgo - seja a solução para as hospedagens clandestinas. A diretora da Associação de Moradores de Lumiar, Luiza Ottoni diz que as barreiras, implantadas com sucesso em municípios como Duas Barras, são mais importantes neste momento do que a discussão sobre flexibilização. “Donos de pousadas, que estão sem abrir e tendo volumosos prejuízos, se sentem injustiçados, com toda a razão”, comentou ela.

A vice-presidente da Associação de Moradores de São Pedro (Amasp), Fátima Guerreiro diz que nem “vouchers” (reservas com desconto para usar depois da pandemia) estão sendo oferecidos e restaurantes têm se recusado a atender. “Mas nada pode ser feito contra os aluguéis por temporada, disputados por moradores locais e veranistas”, observou.

Já o presidente da Associação Comercial de São Pedro, Rodrigo Melo disse que a presença de turistas no entorno do lago de Lumiar neste feriadão, mesmo com bares, restaurantes e pousadas fechados, é “fato incontestável”.  Para ele, a região precisa de uma atenção maior dos agentes de fiscalização da prefeitura.

Sem ambulância

Enquanto isso, com as hospedagens clandestinas a todo vapor, resta a indignação com a realização até de encontros de motociclistas em São Pedro, já por dois fins de semana seguidos. O grupo teria se hospedado em uma casa alugada por temporada, ao lado de uma pousada que está há mais de dois meses fechada. No início de junho, faixas foram estendidas na rua pedindo à prefeitura a instalação de barreiras sanitárias. Impedidos por lei de fazer aglomerações neste momento, moradores chegaram a desmarcar um protesto no fim de maio.

Uma moradora que pediu para não se identificar lembra que São Pedro e Lumiar não contam sequer com atendimento médico, nem mesmo com ambulância aparelhada para transportar um paciente em crise respiratória, e distam mais de 40 quilômetros do  hospital mais próximo, o Raul Sertã. Os moradores já encaminharam as denúncias à 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Nova Friburgo do Ministério Público Estadual, que, em resposta, confirmou que o aluguel por temporada está vedado em todo o município a qualquer título e recomenda que as infrações sejam comunicadas às polícias Militar e Civil para autuação dos responsáveis.

O teste de hospedagem

O teste feito por A VOZ DA SERRA na última segunda-feira, 8, mostrou que, com alguma conversa e um pouco de insistência, não era impossível fazer uma reserva para um casal passar este fim de semana - Dia dos Namorados - em Lumiar. A  consulta foi feita  junto às dez primeiras opções de hospedagem, entre pousadas e residências, oferecidas aleatoriamente através da ferramenta de buscas do Google. Dessas dez opções, três aceitaram de imediato, naquele mesmo dia, a possibilidade de ingresso de um casal nesta sexta-feira, 12; três imediatamente recusaram; e quatro não responderam até 24 horas após o contato inicial. No decorrer da semana, duas pousadas que não haviam respondido à consulta informaram que estão impedidas momentaneamente de fazer reservas devido ao decreto municipal em vigor que mantém as medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus.   

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Nova Friburgo informou que, além das fiscalizações que já vêm sendo feitas, já notificou sites de hospedagem como o AirBnb para que suspendam anúncios de vagas na localidade por ferirem decreto municipal. Quanto aos turistas, a prefeitura reafirmou que não tem como impedir o trânsito de pessoas, limitando-se a atuar com a Guarda Municipal em casos de aglomerações. A prefeitura alega ainda que não há qualquer registro de denúncia formal, nem mesmo na Ouvidoria (99291-9128 ou ouvidoria@pmnf.rj.gov.br). 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra