Motoristas de aplicativos protestam em carreata pedindo melhorias

Profissionais da categoria pleiteiam melhores tarifas nas corridas e se queixam de que agentes da Smomu estariam aplicando "multas indevidas”
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A carreata na manha desta terça (Fotos: AVS)
A carreata na manha desta terça (Fotos: AVS)

A crise no transporte de Nova Friburgo não se resume apenas ao imbróglio entre prefeitura e Faol, que opera na cidade sem contrato desde setembro de 2018. Desde o início da manhã desta terça-feira, 23, aproximadamente uma centena de motoristas por aplicativo (Uber e 99) estão promovendo uma manifestação para cobrar melhorias na tarifa do aplicativo para os motoristas e soluções por parte da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) que, segundo os profissionais da categoria, estariam “aplicando multas indevidas”.

A concentração dos motoristas por aplicativo se deu às 8h no espaço de eventos da Via Expressa, em Olaria. Em seguida o grupo partiu em carreata e buzinaço em direção ao Centro da cidade, provocando retenções no trânsito com reflexos no Paissandu, Olaria, no Viaduto Geremias de Mattos Fontes e na Avenida Comte Bittencourt.

Com as crises no transporte público municipal e em decorrência da pandemia de Covid-19, a procura por transporte por aplicativo cresceu muito no último ano em Nova Friburgo. Devido aos valores mais acessíveis, muitos passageiros tem optado por essa modalidade de transporte, em detrimento dos ônibus. Ao mesmo tempo, muita gente que ficou desempregada ou perdeu rendimentos durante a pandemia está buscando uma renda extra justamente no transporte por aplicativo.

No entanto, mesmo com a demanda e a oferta maiores, os profissionais da categoria se queixam que precisam trabalhar muito para ganhar satisfatoriamente através do transporte por aplicativo e que estariam sendo alvo de “multas indevidas” por parte dos agentes da Smomu e da Guarda Civil Municipal, que agora também atua no trânsito friburguense.

O que diz a prefeitura

Procurada por A VOZ DA SERRA para comentar a manifestação dos motoristas por aplicativo, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que “a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) não foi comunicada previamente sobre a carreata e que os organizadores deveriam informado, como outras entidades fizeram recentemente. Isso ajudaria a organizar o trânsito e evitar os reflexos percebidos durante o protesto. Tão logo tomou ciência do manifesto, a Smomu enviou agentes de trânsito para apoiar e dispersar o trânsito”.  

 

 

LEIA MAIS

Ato foi realizado no último fim de semana nas ruas do distrito

Validade do cadastro passa a ser indeterminada a partir desta quinta

Presente ao encontro, presidente do DER-RJ se compromete a dar prosseguimento aos estudos dos traçados

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra