Meia Maratona semi-presencial movimenta atletas

As inscrições prosseguem até a próxima sexta-feira, 4
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
por Vinicius Gastin
Antes presencial, Meia Maratona se adapta à realidade da pandemia e envolvera atletas de todo o país
Antes presencial, Meia Maratona se adapta à realidade da pandemia e envolvera atletas de todo o país

Ainda sem a possibilidade de participarem de eventos esportivos completamente presenciais, os apaixonados por corridas em Nova Friburgo e região ganharam uma opção de prova a nível nacional. A Meia Maratona Brasil, organizada pela Associação de Corredores Friburguenses (Ascof), será um evento semi-presencial / virtual, e vai acontecer no próximo dia 7 de setembro, feriado da Independência. As inscrições prosseguem até a próxima sexta-feira, 4, e podem ser feitas pelo site ativo.com ou na loja Prodesporte.

De acordo com o regulamento, os participantes terão duas opções de modalidades: a corrida ou caminhada, sendo possível escolher as categorias 5 ou 21,1 quilômetros. Como a prova é a nível nacional, cada atleta ou grupo poderá se adequar à realidade de cada município. Sendo assim, nas localidades onde as reuniões de corredores estiverem permitidas, as equipes poderão definir o percurso que desejarem e fazer a prova em pequenos grupos. O resultado deve ser encaminhado para a organização em planilhas coletivas.

Já nas cidades onde grupos não se formarem, o atleta realizará o percurso e encaminhará a imagem do aplicativo com tempo e distância para os organizadores. No caso de Nova Friburgo, a Ascof sugere o trajeto principal entre o Cônego, Centro e Conselheiro Paulino, a partir das 8h. No entanto, são permitidas as opções por outros horários e locais.

Os cinco primeiros colocados de cada faixa etária serão premiados, e haverá também medalhas e certificados para todos os participantes que comprovarem a execução da distância. Para os atletas de outras cidades, as premiações serão enviadas pelos Correios, até 15 dias após o evento. Nos casos de inscrições individuais, caso o participante desejar receber a camisa com antecedência, deverá arcar com o custo extra do envio.

Esta não é a primeira prova on-line organizada em Nova Friburgo. Recentemente, a Associação de Corredores Friburguenses promoveu a Corrida é Vida – Virtual Run, também com o regulamento todo adaptado aos cuidados necessários para o período de pandemia. Em um espaço de cinco dias, os corredores puderam concluir o trecho de 5 quilômetros. Foi permitido repetir o trajeto mais de uma vez, e escolher o melhor tempo para concorrer.

Um dos percursos fixos reeditou o antigo Desafio do Loft. Nele, os corredores largaram na altura da Ponte do Arco, seguiram em direção ao Paissandu, voltaram até a ponte, entraram pela rua do campo do Friburgo, passaram pela Rua Farinha Filho e subiram o bairro Suíço. Cada chegada foi fixada com um marco, registrado através de um aplicativo utilizado por cada corredor. Um grupo virtual foi criado, onde esses tempos foram colocados para formar a classificação final. No caso da prova livre, também de 5 quilômetros, foi possível escolher o quintal de casa, uma rua próxima ou mesmo em esteira.

Foto da galeria
Horários e percursos são variados, e resultados devem ser registrados e enviados à organização

LEIA MAIS

A data da prova de 2021 está confirmada para 15 de agosto, mas pode sofrer alterações

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra