Mais de 20% empreendedores consideram que reforma tributária será positiva

Pesquisa do Sebrae Rio também aponta as principais dificuldades do setor
sexta-feira, 13 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Nos últimos meses, o Brasil avançou nas questões da reforma tributária. Pesquisa do Sebrae Rio aponta que para 23% dos empreendedores o impacto será positivo, enquanto o mesmo percentual considera que o efeito será negativo. Já 13% julgam que será indiferente à economia. Outros 41% não souberam responder.  

“A reforma tributária é um instrumento importante para impulsionar o desenvolvimento econômico do país. No novo modelo proposto, a ideia é melhorar a eficiência e a qualidade da tributação. Assim, a população e as empresas em operação terão o benefício de uma cobrança de impostos mais transparente e simplificada, explica Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio. 

Quem empreende no Rio de Janeiro, entende as variáveis que podem afetar o seu negócio. Hoje, a falta de clientes, aumento de custos e dívidas são as principais dificuldades para os empreendedores. Essas alterações fizeram com que 42% dos pequenos negócios tiveram diminuição em faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, 29% mantiveram os rendimentos e 24% conseguiram aumentar o seu faturamento. Por conta do momento, 43% repassaram parcialmente os custos desse aumento aos seus clientes, 8% repassaram totalmente e 47% não repassaram esses valores. 

Crédito 

A pesquisa do Sebrae indicou também que 71% dos empreendedores tiveram a solicitação de crédito recusada, 7% aguardam resposta e 22% conseguiram o empréstimo. O levantamento mostra ainda que 59% dos pequenos negócios fluminenses encontram-se inadimplentes ou endividados e 41% não possuem empréstimos. Essas despesas representam um custo mensal para as empresas. Para 72% variam até 50% do gasto, e para 19% mais de 50% do custo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: