Maio Amarelo: Estado promove ações de conscientização e prevenção no trânsito

Nos dois primeiros meses deste ano foram registrados mais de 2,7 mil acidentes no Rio
sexta-feira, 12 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

No mês dedicado à conscientização e à prevenção de acidentes de trânsito, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) está intensificando suas ações com o objetivo de alertar a população sobre a importância da segurança nas vias e rodovias fluminenses. O Maio Amarelo, movimento global que busca reduzir o número de vítimas no trânsito, é uma iniciativa que ganha destaque em todo o estado e que completa uma década neste ano.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, o Detran-RJ, em parceria com órgãos públicos, empresas e sociedade civil, desenvolve uma série de atividades ao longo do mês para estimular a conscientização e a mudança de comportamento de condutores de veículos, pedestres e ciclistas.

O governador Cláudio Castro destacou a importância do Maio Amarelo como uma oportunidade para educar a população sobre as consequências dos acidentes de trânsito e a necessidade de adotar atitudes responsáveis ao volante.

“O Maio Amarelo é um momento importante para refletirmos sobre nossa responsabilidade no trânsito. Todos nós, como condutores, pedestres e ciclistas, temos o dever de agir de forma segura, respeitando as leis de trânsito e zelando pela vida de todos”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Em 2022, ocorreram no Estado do Rio 17.199 acidentes de trânsito, com 21.612 vítimas, sendo que 19.718 ficaram feridas e 1.894 morreram – em média, cinco mortes no trânsito por dia. Esse ano, somente nos dois primeiros meses, foram registrados 2.782 acidentes, com 3.588 vítimas. Esses e outros dados estatísticos foram apresentados na quarta-feira, 10, em um evento organizado pela Coordenadoria de Estatística e Acidentologia da Assessoria de Gestão e Modernização do Detran.RJ, como base para discussão sobre a importância da segurança viária na redução de acidentes.

Ações educativas

Na manhã de quarta-feira, 10, na Praça do Pedágio da Ponte Rio-Niterói, motoristas foram abordados e orientados com informações sobre trânsito seguro. No local, foi disponibilizado o “Circuito de Cones”, ação em que os motoristas foram convidados a usar óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante. Houve ainda distribuição de brindes e de material informativo para os participantes da ação educativa que aconteceu em parceria com a concessionária Ecoponte, Operação Lei Seca, Polícia Rodoviária Federal e o sistema Sest-Senat.

O amarelo é a cor de atenção no trânsito e, junto com o laço que representa saúde, são os símbolos do movimento Maio Amarelo, de luta para conscientizar as pessoas a utilizar a direção defensiva e salvar vidas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: