Um leitor denunciou à redação do jornal que, no posto de saúde de Lumiar, a população que chega às 10h, de bairros e distritos próximos, não consegue pegar fichas para fazer teste de Covid. A orientação recebida é entrar no ônibus novamente, se dirigir a outro posto de triagem ou retornar na próxima segunda-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que em Lumiar foram distribuídas cem fichas para atendimento e realização do teste nesta segunda-feira, 24. Devido ao número de profissionais que estão atuando na ação rural, é "humanamente impossível ", segundo a prefeitura, atender um número superior a este entre 9h e meio-dia. Mesmo assim, como haviam apenas sete pessoas aguardando, a Subsecretaria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de ESFs, solicitou e autorizou a testagem dessas pessoas, evitando incômodos.
"Como essa é uma ação de ampliação nos testes com o objetivo de evitar a locomoção da população sintomática que mora a mais de 30 quilômetros do Centro, na atividade são utilizados os profissionais da Estratégia de Saúde da Família do bairro, o que ocasiona a interrupção na rotina de atendimento e fluxo da unidade neste dia para a testagem. Por isso, o atendimento de detecção à Covid-19 é oferecido em um dia no local", disse a prefeitura em nota.
A prefeitura informou que já está trabalhando para ampliar o corpo de profissionais e com isso poder ampliar diversos serviços oferecidos pelo SUS. Na última sexta-feira, 21, por exemplo, 87 técnicos de enfermagem e 17 enfermeiros foram convocados para atuarem no SUS, segundo a nota.
Deixe o seu comentário