Leitor diz que em Lumiar fichas para teste de Covid acabam rápido e geram filas

Prefeitura diz que é "humanamente impossível" atender mais de 100 pessoas das 9h às 12h
segunda-feira, 24 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Leitor diz que em Lumiar fichas para teste de Covid acabam rápido e geram filas

Um leitor denunciou à redação do jornal que, no posto de saúde de Lumiar, a população que chega às 10h, de bairros e distritos próximos, não consegue pegar fichas para fazer teste de Covid. A orientação  recebida é entrar no ônibus novamente, se dirigir a outro posto de triagem ou retornar na próxima segunda-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que em Lumiar foram distribuídas  cem fichas para atendimento e realização do teste nesta segunda-feira, 24. Devido ao número de profissionais que estão atuando na ação rural, é "humanamente impossível ", segundo a prefeitura, atender um número superior a este  entre 9h e meio-dia. Mesmo assim, como haviam apenas sete pessoas aguardando, a Subsecretaria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de ESFs, solicitou e autorizou a testagem dessas pessoas, evitando incômodos. 

"Como essa é uma ação de ampliação nos testes com o objetivo de evitar a locomoção da população sintomática que mora a mais de 30 quilômetros do Centro, na atividade são utilizados os profissionais da Estratégia de Saúde da Família do bairro, o que ocasiona a interrupção na rotina de atendimento e fluxo da unidade neste dia para a testagem. Por isso, o atendimento de detecção à Covid-19 é oferecido em um dia no local", disse a prefeitura em nota.

A prefeitura informou que já está trabalhando para ampliar o corpo de profissionais e com isso poder ampliar diversos serviços oferecidos pelo SUS. Na última sexta-feira, 21, por exemplo, 87 técnicos de enfermagem e 17 enfermeiros foram convocados para atuarem no SUS, segundo a nota.

LEIA MAIS

Na sexta-feira tem mais uma repescagem para todas as idades, somente na Uerj

Profissionais celebram seu dia nesta quinta. Projeto beneficia também técnicos e auxiliares, além de parteiras

Também continuam as campanhas contra a gripe e o sarampo

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde