Leitor diz que em Lumiar fichas para teste de Covid acabam rápido e geram filas

Prefeitura diz que é "humanamente impossível" atender mais de 100 pessoas das 9h às 12h
segunda-feira, 24 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Leitor diz que em Lumiar fichas para teste de Covid acabam rápido e geram filas

Um leitor denunciou à redação do jornal que, no posto de saúde de Lumiar, a população que chega às 10h, de bairros e distritos próximos, não consegue pegar fichas para fazer teste de Covid. A orientação  recebida é entrar no ônibus novamente, se dirigir a outro posto de triagem ou retornar na próxima segunda-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que em Lumiar foram distribuídas  cem fichas para atendimento e realização do teste nesta segunda-feira, 24. Devido ao número de profissionais que estão atuando na ação rural, é "humanamente impossível ", segundo a prefeitura, atender um número superior a este  entre 9h e meio-dia. Mesmo assim, como haviam apenas sete pessoas aguardando, a Subsecretaria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de ESFs, solicitou e autorizou a testagem dessas pessoas, evitando incômodos. 

"Como essa é uma ação de ampliação nos testes com o objetivo de evitar a locomoção da população sintomática que mora a mais de 30 quilômetros do Centro, na atividade são utilizados os profissionais da Estratégia de Saúde da Família do bairro, o que ocasiona a interrupção na rotina de atendimento e fluxo da unidade neste dia para a testagem. Por isso, o atendimento de detecção à Covid-19 é oferecido em um dia no local", disse a prefeitura em nota.

A prefeitura informou que já está trabalhando para ampliar o corpo de profissionais e com isso poder ampliar diversos serviços oferecidos pelo SUS. Na última sexta-feira, 21, por exemplo, 87 técnicos de enfermagem e 17 enfermeiros foram convocados para atuarem no SUS, segundo a nota.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde