Quem aguarda a reforma do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, interditado pela Defesa Civil, e hoje, passa pela Praça do Suspiro e vê o equipamento cultural cercado por um tapume de obras, tem mais esperança do retorno dos grandes espetáculos. A obra, que começou em meados de março, está em andamento. De acordo com a prefeitura, a manutenção está sendo realizada de forma fragmentada, ou seja, vários pontos do teatro estão em estágios diferentes em termos de andamento dos trabalhos.
A prefeitura informou também que o trabalho de pintura está sendo feito em alguns pontos, assim como já foi promovida a remoção e a substituição do forro de gesso em algumas partes. Segundo a prefeitura, está sendo realizada no momento a manutenção da estrutura de madeira do palco, bem como a revisão elétrica, hidráulica e de pisos e cerâmicas, além de iniciada a limpeza e manutenção do anfiteatro.
Mas um ponto fundamental tanto para seguir para outras etapas da reforma, quanto para programar um prazo para entrega das obras é a substituição do telhado. A prefeitura informou que “o cronograma poderá ser melhor definido assim que começar a chegar o material necessário para a recuperação do telhado, que é a parte primordial da manutenção do espaço. De qualquer forma, os trabalhos estão avançando em ritmo acelerado, porém, ainda não há data exata para o término das intervenções.”
Além da reforma física, o Teatro Municipal Laercio Ventura também deverá receber novos equipamentos de som e iluminação. O governo municipal informou que está sendo aberto, através de um processo licitatório para aquisição dos equipamentos. Esse processo encontra-se na fase de cotação de preços.
O investimento na reforma do Teatro Municipal vai custar R$ 1,4 milhão e os serviços estão a cargo da empreiteira MPE Engenharia, que venceu a licitação realizada pelo município.
Com capacidade para 564 pessoas sentadas, o Teatro Municipal Laercio Ventura é o maior de toda a região e já foi palco de grandes espetáculos nacionais e internacionais. O espaço está interditado desde 2021, embora tenha sido usado durante a pandemia da Covid-19 pela própria prefeitura e entidades para alguns eventos particulares e empresariais, inclusive a posse do atual prefeito, Johnny Maycon. O teatro que nunca passou por uma reforma desde a sua inauguração em 2008, já estava visivelmente deteriorado pelo uso e ação do tempo.
Deixe o seu comentário