Indústrias do Centro-Norte registram recorde de produção em setembro

Após resultados positivos e contratações, empresários estão otimistas com melhoria dos negócios nos próximos meses
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Indústrias do Centro-Norte registram recorde de produção em setembro

             A atividade produtiva das indústrias do Centro-Norte Fluminense bateu recorde de produção em setembro, conforme mostra a Sondagem Industrial divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na última semana. O indicador de nível de produção, que mostra o desempenho da indústria, alcançou 67,7 pontos — maior valor da série. As empresas da região já vinham apresentando resultados positivos desde julho, após intensa queda nos meses de maior impacto da pandemia da Covid-19.

            O resultado do trimestre influenciou positivamente o indicador de número de empregados, que também registrou em setembro sua máxima histórica (56,6 pontos). Com isso, a utilização da capacidade instalada chegou a 72%, acima da média de 67,4%. O nível de estoques de produtos finais teve 41,7 pontos e ficou abaixo do planejado pelos empresários para o mês (42,7). 

            Neste contexto, as empresas registraram melhoras significativas na situação financeira (42,4) e na margem de lucro (41,7), colocando os resultados acima da média regional, mas ainda abaixo do ideal. O acesso ao crédito (32,5 pontos) segue sendo um problema na visão dos empresários, mesmo com avanço de 17,5 pontos no indicador de um trimestre para outro.

             O cenário faz com que os empresários superem o pessimismo visto no primeiro trimestre de 2020 e, planejem melhores momentos para a indústria no fim do ano e início de 2021. Eles acreditam na contratação de empregados (57,6), como reflexo do aumento da demanda por produtos (62,9), da compra de matéria-prima (65,2) e da retomada das exportações (53,6). Porém, incerteza com o quadro político e econômico brasileiro e no avanço do novo coronavírus, devem limitar novos investimentos (43,9).

           A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras indústria. A pesquisa foi realizada com empresas dos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes. O documento completo está disponível no endereço http://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-industrial-do-rio-de-janeiro.htm

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego | negócios