Nesse período de pandemia ficou nítida a importância do exercício físico, não apenas com o objetivo estético, mas com o objetivo da manutenção da boa saúde. Eu costumo dizer que saúde e estética andam de mãos dadas, você melhorando a sua saúde, uma das consequências será melhorar a sua estética e vice-versa, o objetivo é integrado.
As estatísticas comprovaram uma maior incidência de complicações e mortes por Covid-19 em pessoas com sobrepeso ou obesas. Isso é uma das consequências do sedentarismo, má alimentação, falta de sono, etc.
Desde sempre venho falando sobre a importância do exercício físico como o maior fator de prevenção de diversas doenças e agora está mais que comprovado essa eficácia. Tenho observado que a procura por atividades físicas diversas tem aumentado significativamente, uma vez que agora temos uma grande divulgação em torno dessa conscientização tendo em vista os inúmeros benefícios já comprovados relacionados ao exercício.
Já é sabido da melhoria da imunidade, humor, força, cognição, disposição, dentre outros. O exercício físico tem esse poder, de melhorar tanto a saúde física quanto a saúde mental das pessoas.
Recentemente, surgiu mais um novo estudo, dessa vez da Universidade Estadual Paulista acerca do benefício do exercício físico onde diz que o hormônio Irisina liberado pelos músculos durante a atividade física, tem efeito terapêutico em casos de Covid-19.
Acredito num mundo "pós pandemia" onde teremos muito mais pessoas buscando hábitos de vida saudáveis e isso inclui exercício, boa alimentação, descanso e momentos de lazer. Com a reabertura das academias, estúdios e centros de treinamento poderemos voltar exercer com excelência nosso principal papel como professor de educação física, que é cuidar da saúde das pessoas.
Apesar das dificuldades da quarentena, nunca abandonamos nossos alunos. Nesse período conseguimos manter o trabalho a distância e seguimos com aulas online até onde foi possível. Agora, com o retorno gradual das academias, o trabalho ficará muito mais completo e eficaz. Ao contrário do que se fala, as academias propiciam um ambiente mais seguro do que se imagina, uma vez que estão sendo cumpridas todas as normas de segurança, o distanciamento e a frequente higienização de todo material utilizado.
Uma dica para quem procura retornar às academias, é que retorne de forma gradual, a fim de evitar lesões. Nós, profissionais, estamos dispostos a ajudar e orientar a todos da melhor maneira possível.
Nunca faça nenhuma atividade sozinho e nem siga os "treinos das blogueiras da internet", pois isso pode prejudicar o seu desempenho e trazer prejuízo para sua saúde. E para quem ainda está com receio de voltar para a academia, procure se exercitar ao ar livre. Caminhadas, corridas, bike, são ótimos exercícios, porém não se esqueçam que o auxílio de um profissional se faz necessário em qualquer ambiente.
* Omar Pimentel, 37 anos, é graduado em Educação Física e pós-graduado em bases fisiológicas do treinamento personalizado, nutrição esportiva e medicina avançada.
Deixe o seu comentário