Chuva de meteoros atinge o pico nesta semana

Fenômeno pode ser visto de quase todo o Brasil, próximo à constelação de Perseu
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A chuva de meteoros Perseidas, um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do ano, atingirá seu pico de atividade na madrugada desta terça-feira, 12, para quarta-feira, 13. O evento ocorre anualmente entre 17 de julho e 24 de agosto, quando a Terra atravessa os detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Ao entrar na atmosfera terrestre, estas partículas queimam e ganham formatos.

No auge da chuva, será possível observar até cerca de 100 meteoros por hora, tornando as Perseidas uma das correntes de meteoros mais prolíficas. Em 2025, porém, a observação será prejudicada pela Lua gibosa minguante, com até 90% de iluminação, que cria poluição luminosa natural e reduz a visibilidade dos meteoros mais fracos.

Dicas para conseguir ver uma chuva de meteoros

  • Encontre um local de observação escuro e isolado, longe das luzes da cidade. Uma vez no local, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com o escuro (ou seja, nada de ficar checando o celular, pois a claridade da tela em seus olhos vai atrapalhar a observação.

  • Leve um cobertor ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve muito tempo de espera.

  • Depois de encontrar seu local de observação, se deite no chão e olhe para o céu. Um mapa interativo disponibilizado por aplicativos de astronomia deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais alto ele estiver acima da linha do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.

  • As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do céu.

Para não perder o melhor do fenômeno

  • Evite usar dispositivos eletrônicos com luz intensa.
  • Aguarde cerca de 20 minutos para que seus olhos se adaptem ao escuro.
  • Use aplicativos astronômicos como Sky 

 

* Reportagem da estagiária Laís Lima com informações da CNN e Exame. Supervisão de Henrique Amorim 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: