A distribuidora de gás natural do Estado do Rio de Janeiro Naturgy anunciou, nesta semana, que irá investir R$ 672,3 milhões em diversos municípios fluminenses nos próximos dois anos. Os recursos serão destinados à construção de novos gasodutos e infraestruturas para reforçar e expandir o atendimento à demanda crescente por gás natural canalizado no interior. Nova Friburgo será um dos 18 municípios a receber parte desses investimentos.
“Com essa iniciativa, vamos aumentar a segurança do sistema de distribuição, permitir a conexão de novos clientes e atender novas áreas no Estado do Rio. Além disso, os projetos vão estimular a economia dos municípios que serão beneficiados pela criação de empregos diretos e indiretos e pelo desenvolvimento de polos industriais que terão acesso a uma fonte energética mais limpa”, explica Katia Repsold, country manager da Naturgy no Brasil.
Ampliação de corredores sustentáveis
Entre os projetos de investimento, está a ampliação dos corredores sustentáveis que serão contemplados com o uso do GNV (gás natural veicular) em veículos pesados, em substituição ao diesel, em novas rodovias que ligam os estados do Sudeste. Hoje, já existem 11 postos adaptados nas rodovias Presidente Dutra e Washington Luís (BR-040).
A iniciativa está alinhada a políticas de descarbonização das frotas, possibilitando uma matriz energética do transporte mais limpa. Por exemplo, se 1,000 veículos pesados substituírem o diesel por gás natural, deixarão de emitir 52 toneladas de CO2 equivalente, o que corresponde à quantidade de CO2 retirada por 200 árvores.
Além de possibilitar o abastecimento de mais caminhões e ônibus com GNV, os Corredores Sustentáveis funcionarão também como âncora para a chegada da rede tronco em novas regiões, possibilitando alcançar futuramente outros mercados potenciais, como: comercial, industrial e residencial.
Deixe o seu comentário