Friburgo perde o talento de Ieda Lucimar Mastrangelo Corrêa

Juíza aposentada, ela foi também professora, jornalista, dramaturga, roteirista, escritora, poeta, cronista e trovadora
segunda-feira, 05 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Ieda Lucimar Mastrangelo Corrêa
Ieda Lucimar Mastrangelo Corrêa

Nova Friburgo perdeu na madrugada de sábado, 3, o carisma, o talento e a inteligência de Ieda Lucimar Mastrangelo Corrêa.  Juíza aposentada, ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de procuradora do município. Era também advogada, professora, jornalista, dramaturga, roteirista, escritora, poeta, cronista e trovadora.

Na juventude escreveu  crônicas, sob pseudônimo, para o jornal A VOZ DA SERRA. Pioneira do jornalismo social no extinto O Nova Friburgo, sob o pseudônimo de Charmène, nos anos de 1970 e, mais tarde, diretora  do Diário de Nova Friburgo, Ieda  atuou diretamente na área cultural, tendo criado os festivais de arte  que impulsionaram o surgimento de grupos teatrais na cidade e foi responsável pela vinda de grandes espetáculos teatrais e musicais a  Friburgo.

Escritora, poetisa, cronista e trovadora, presidiu a UBT – União Brasileira dos Trovadores, Seção Nova Friburgo, e teve marcante atuação, como integrante, na realização dos Jogos Florais de Nova Friburgo, desde a sua criação.

Dramaturga, amante das artes cênicas, dedicou-se ao teatro infantil e infantojuvenil, em parceria, especialmente, com o Grupo Gama, do qual era fundadora e entusiasta, escrevendo “ Em Busca da Água Prometida” e “ Fantasia à Moda de Clara”, uma homenagem à grande dama do teatro infantil brasileiro, Maria Clara Machado.

Inquieta, criativa,  publicou, em 1993, “Crônica da Cidade Livre”, livro que reuniu textos de sua juventude, desde os tempos do movimento estudantil, no qual atuou ativamente, até a universidade.

A equipe de A VOZ DA SERRA se solidariza com a famílilia neste momento de dor.

 

LEIA MAIS

Manoel Martins estava internado na cidade de Teresópolis, onde encontrava-se hospitalizado com complicações pulmonares

Em 2020 A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o trabalho do servidor Carlos Alberto Machado no Parque Juarez Frotté

Seu corpo será trazido para Nova Friburgo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, no jazigo perpétuo da família Spinelli

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obituário