A Semana do Orgulho LGBTI+ em Nova Friburgo será marcada por uma programação especial, promovida pelo Centro de Cidadania LGBTI Hanna Suzart e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Programa Rio Sem LGBTIfobia. Entre a próxima quarta-feira, 28, e sexta, 30, o município terá eventos artísticos, fórum, exposição de arte e roda de conversa para conscientizar a população e celebrar a diversidade.
O primeiro evento será realizado quarta-feira, às 9h, na Câmara de Vereadores, com o Fórum LGBTI+ de Nova Friburgo. A iniciativa terá o objetivo de criar uma comissão para incentivar a participação popular na construção de políticas públicas de inclusão social e combate à LGBTIfobia no município.
Além do fórum, a Semana do Orgulho LGBTI+ terá ainda manifestações artísticas na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55, também na quarta-feira, às 14h, com o evento “A Arte como Resistência”, objetivando a diversidade e manifestações artísticas LGBTIs+ friburguenses, com show musical, pinturas, literatura, exibição de vídeos, artes digitais e outras modalidades.
Na quinta-feira, 29, às 17h, acontecerá a roda de conversa “Memórias”, no Centro Hanna Suzart, que funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da prefeitura. O encontro visa resgatar a memória do “Levante Stonewall de 28 de junho de 1969”, em Nova York, e as lutas por direitos e conquistas da população LGBTI+ no Brasil.
Finalizando a programação da Semana do Orgulho, na próxima sexta-feira, 30, a partir das 18h, acontecerá no Bar América, na Rua Monte Líbano, a Noite Stonewall, celebrando o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ com músicas e show de drags queen, trazendo a memória das lutas dos anos 70.
Deixe o seu comentário