Escola estadual de Nova Friburgo recebe selo de certificação Lixo Zero

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A premiação ao Ciep do distrito de Conselheiro Paulino foi concedida em cerimônia (Foto: Sandra Barros)
A premiação ao Ciep do distrito de Conselheiro Paulino foi concedida em cerimônia (Foto: Sandra Barros)

O Estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar a primeira escola certificada com o selo Lixo Zero, concedido pelo Instituto Lixo Zero às instituições que conseguem reaproveitar mais de 90% de seus resíduos. O Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese, localizado em Conselheiro Paulino, destinou 93% do lixo produzido diariamente na escola à compostagem ou reciclagem, deixando assim de enviá-los a aterros sanitários. 

O reconhecimento foi feito durante o I Simpósio de Educação, Inovação e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro — A Política de Educação e as Práticas de Sustentabilidade, realizado na última quinta-feira, 11, pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O projeto Lixo Zero foi implantado em 50 Cieps da rede estadual que estão sendo transformados em E-Tecs (Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades). Todas as unidades adotam o conceito de sustentabilidade, equipadas com painéis solares, horta comunitária, composteira, sistema de reuso de água e coleta seletiva do lixo. Para o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabattini, a iniciativa é única no Brasil.

“Existem ações isoladas por todo o país, mas nada que se compare ao que a Secretaria de Educação do Estado está fazendo e que, certamente, terá um impacto enorme em todas as escolas brasileiras”, reconheceu Sabattini, representante do Brasil no Zero Waste International Alliance.

Na avaliação do secretário estadual de Educação, Alexandre Valle, a certificação é resultado de um esforço coletivo de toda a comunidade escolar para criar novos hábitos, formando cidadãos mais responsáveis e construindo uma sociedade mais sustentável. “É um avanço importante e uma mudança de conceito. No momento em que se leva um programa como esse para a escola, estamos transferindo para as famílias e de lá para toda a sociedade”, disse Valle.

O objetivo do simpósio foi promover a discussão da sustentabilidade integrada à política de educação da rede estadual, bem como divulgar as ações iniciadas nas E-Tecs, que serão ampliadas para todas as 1.200 escolas da rede, trocando experiências entre gestores, docentes, alunos, universidade e instituições parceiras.

Segundo Júlio César Barros, criador do premiado projeto Hortas Cariocas e ganhador do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, classificado pela ONU como essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desde o início do projeto nas E-Tecs, foram plantadas 74 mil mudas e produzidas 6,5 toneladas de alimentos, que estão reforçando a alimentação escolar.

"A Certificação Lixo Zero atesta a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com a metodologia Lixo Zero e as práticas executadas por uma equipe de colaboradores: corpos docente e discente, equipe diretiva, pessoal de apoio e especialistas ambientais. Esse projeto motiva e inspira os envolvidos para práticas mais sustentáveis, a partir da escola, levando para o entorno o consumo consciente, o descarte  e o reuso de materiais, colocando o Ciep 480 Professor Luiz Carlos Veronese antenado com as preocupações globais do século XXI", disse  Eduardo de Holanda Cavalcanti/ Coordenador Pedagógico do Ciep 480.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra