ENTRETÊ: Sylvia Liguori apresenta “Mãos Divinas” na Oficina Escola de Artes

Cerca de 50 telas de pintura a óleo retratam a África, negros, indígenas, religiosidade, tecidos e crianças
quinta-feira, 07 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A artista plástica friburguense Sylvia Lúcia Liguori convida o público para conhecer sua nova exposição “Mãos Divinas” na Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo (antigo Fórum) a partir da próxima segunda-feira, 11, até dia 30, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Aproveitando a presença de colegas e ex-alunos da Fundação Getúlio Vargas, que estarão presentes na cidade para o Desfile da Independência, o vernissage será nesta sexta-feira, 8, às 15h, no local da exposição. A mostra conta com 50 quadros de pintura a óleo, inspirados na África, negros e índios, religiosidade, crianças, tecidos, entre outros.

A pintora tem em suas mãos a delicadeza de traços, que vão surgindo ao tocar as tintas e colocá-las em suas telas enquanto seus olhos acompanham uma imagem que lhe chamou a atenção. Em seu acervo, organizado ao longo dos últimos anos, há mais 130 obras, que a artista aguardava o momento para mostrá-las ao público. Muitas das molduras também contam histórias, pois ela, sempre que possível, faz reuso de madeiras que provavelmente iriam para o luxo comum.

O olhar de Sylvia chama atenção para imagens feitas por outros artistas, como fotógrafos, que poderiam passar despercebidas em um primeiro momento. “Em um universo tão digital, tenho vontade de eternizar aquele momento. Vejo uma imagem na televisão, ou em uma revista, por exemplo, e gosto de retratá-la. Normalmente, mostram momentos delicados, marcantes, e os trago para mim. Passo horas desenhando e depois pintando”, comentou a artista.

Aos 76 anos de idade, Sylvia já expôs em diversos espaços em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro. Sua primeira experiência como artista foi aos 12 anos, quando usou tinta guache para pintar as paredes do quarto de sua irmã mais nova, que teve uma doença e não poderia ter nada no quarto, nem mesmo uma cortina.

“Minha mãe permitiu que eu desenhasse nas paredes em branco e com as cores dei vida a personagens de Maurício de Souza. Gostaram tanto que fui incentivada a fazer aulas de pintura com o professor Joares Alves da Costa, também friburguense, que me ensinou as noções básicas de uma pintura”, comenta a artista.

Uma longa trajetória

Adolescente, Sylvia foi para o Rio de Janeiro estudar na Escola Técnica Federal, formando-se em Técnica de Edificações e chegou a cursar Arquitetura. Mas sua paixão pela pintura falou mais alto. Autodidata, mas com características acadêmicas, ela tem uma forte tendência mística. Sua primeira exposição foi em uma coletiva no Centro de Arte de Nova Friburgo, em 1961, e desde então, sempre que possível expõe seus trabalhos.

Atualmente aposentada, seu tempo é basicamente dedicado à criação de seus quadros, que ocupam os espaços da sua casa, cuja atmosfera é de uma galeria de arte. “Minhas mãos me guiam e me permito ser um canal para transformar em arte momentos de muita reflexão. Quando paro e olho uma imagem, analiso em que momento foi feito aquele registro. E é essa sensação que quero levar ao público que for conhecer minha exposição”, propõe Sylvia Liguori.

SERVIÇO

Evento: Exposição “Mãos Divinas”
Artista: Sylvia Liguori
Local: Oficina Escola de Artes (antigo Fórum)
Evento exclusivo para convidados: 08/09, sexta-feira, das 15h às 19h
Abertura ao público: de 11 a 30/09, segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 89, Centro
Apoio: PMNF - Secretaria Municipal de Cultura e Oficina Escola de Artes
Entrada Franca
Curadoria e Assessoria de Imprensa: Scheila Santiago
Contatos: (22) 9 8146 2493
burburinho.imprensa@gmail.com

Nova Friburgo está repleta de opções de lazer com atrações variadas e lançamentos nos cinemas dos dois shoppings. A VOZ DA SERRA separou algumas sugestões. Lembramos que as atrações noturnas têm classificação etária de 18 anos, e nas que serão promovidas antes das 22h, os menores poderão participar acompanhados dos pais ou responsáveis.

VARIEDADES 

Sesc traz nova mostra de filmes a Nova Friburgo 

Neste mês, o projeto CineSesc apresenta uma mostra de filmes brasileiros e africanos que abordam as estéticas e as narrativas de povos cujo denominador comum é a ancestralidade africana. Com o tema “Diálogos afro-atlânticos”, os filmes serão exibidos no Sesc Nova Friburgo. A entrada é gratuita. As obras em cartaz a partir desta sexta-feira, 8, são o longa “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos; “Des-igualdade”, que narra a história de um garoto negro numa escola de elite; o longa “Hienas”, com direção do mestre do cinema senegalês Djibril Diop Mambéty; e “Yaaba”, premiado filme do burquinense Idrissa Ouédraogo, lançado em 1989.  

Com foco em produções de diversos estilos e países que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro, o projeto CineSesc tem o objetivo de incentivar o debate acerca dos filmes e propor uma reflexão a partir de seus temas e de suas narrativas. Mais informações em www.sescrio.org.br

Programação  

Des-igualdade: nesta sexta, 8, às 14h e 19h; 25/9, 9h 

Hienas: 15/9, 19h 

Medida Provisória: 22/9, 19h 

Yaaba: 30/9, 19h 

CINEMA 

Cine Show - Cadima Shopping

Programação até quarta-feira, 13 

Sala 1:

A Fada do Dente (dub) - 15h15 (de quinta à terça) e 17h - Livre 

A Freira 2 (dub) - 18h45 e 21h - 16 anos 

Sala 2: 

A Freira 2 (dub) - 14h30 (de quinta a terça), 16h45, 19h e 21h15 - 16 anos 

Sala 3: 

As Tartarugas Ninja - caos mutante (dub) - 15h, 17h05 e 19h10 - 12 anos

Besouro Azul (dub) - 21h15 - 12 anos 

Cine Show - Friburgo Shopping 

Programação até quarta-feira, 13

Sala 1: 

O Porteiro (nac) - 17h - 14 anos 

Ângela (nac) - 18h50 e 21h - 16 anos 

Sala 2: 

Barbie (dub) - 16h (de quinta a terça) - 12 anos 

Drácula - A última viagem de Demeter (dub) - 18h20 - 16 anos 

Oppenheimer (dub) - 20h40 - 16 anos

Sala 3: 

A Chamada (dub) - 19h10 - 14 anos 

Toc, toc, toc - Ecos do além (dub) - 21h10 - 16 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: